Em sete meses

Data-base 2022 dos metalúrgicos acumula 7,54% de perdas com a inflação

O INPC de março teve alta de 1,71%, que é a maior alta mensal desde 2003. No acumulado, o índice já ultrapassa a inflação do mesmo período em 2021; FEM-CUT apresenta tema e eixos da Campanha Salarial neste sábado, dia 9

Divulgação
No mesmo período do ano passado, de setembro a março, o INPC acumulado era de 6,28%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de março teve alta de 1,71%, que é a maior alta mensal desde janeiro de 2003 e também a maior variação para um mês desde 1994, período que antecedeu a implementação do Real. O índice foi divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira, dia 8.

No acumulado dos últimos sete meses, contados desde a última data-base dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, em setembro de 2021, a inflação está em 7,54%. No ano passado, no mesmo período, o INPC acumulado era de 6,28%.

Para Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o cenário atual, de aumentos sucessivos nos preços de itens básicos de consumo a de alta inflação, demonstra o quanto a Campanha Salarial de 2022 será ainda mais desafiadora que em anos anteriores.

“Em 2021, o patronal tentou, a todo custo, parcelar o índice de 10,42% em duas ou até três vezes. Nós resistimos e garantimos até aumento real em alguns grupos e valorização de benefícios. Para 2022, sabemos que não será diferente e precisamos estar atentos e mobilizados para barrar qualquer ataque, seja econômico ou de direitos da Convenção Coletiva”, destaca.

Entre os itens com maiores altas no mês de março, estão os produtos alimentícios, que passaram de 1,25% em fevereiro para 2,39% em março. Os não alimentícios também aceleraram e registraram 1,50%, frente à variação de 0,92% do mês anterior. Quanto aos índices regionais, todas as 16 áreas pesquisadas tiveram alta de preços em março.

Plenária da FEM-CUT

E para dar início oficialmente à Campanha Salarial de 2022, apresentando o tema, eixos e a pauta de reivindicações que será entregue às bancadas patronais, será realizada na manhã deste sábado, dia 9, a Plenária Estatutária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP). O encontro contará com a participação de dirigentes sindicais dos 13 sindicatos de metalúrgicos filiados à entidade e que abrangem 56 cidades.

Após essa etapa de apresentação e aprovação dos principais eixos para a Campanha Salarial, a proposta será levada pelos Sindicatos para deliberação dos trabalhadores em suas bases, entre os meses de abril e maio. A entrega da pauta de reivindicações dos metalúrgicos da CUT para as bancadas patronais está prevista para junho.

De acordo com Érick Silva, presidente da FEM-CUT, essa primeira etapa foi construída em várias mãos, com a participação de todos os Sindicatos filiados, para que a Campanha de 2022 traga os reais anseios da categoria. “É sempre importante reforçar a importância da mobilização dos metalúrgicos da nossa base. É ela que nos fortalece nas mesas de negociações e se soma à luta por direitos e por um reajuste salarial digno para todos os trabalhadores”, finaliza.

acumulada campanha data-base eixto erick federação fem inflação inpc leandro meses presidente reivindicação salarial sete sindicato Sorocaba tema