Busca
Direitos

SMetal realiza assembleia informativa na Estampex

Após oito meses da data base da categoria, em setembro de 2023, a fábrica ainda não aplicou o reajuste nos salários

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O Grupo 2, que representa a fábrica nas negociações coletivas, não apresentou propostas que contemplassem a categoria no último ano.

Na manhã desta sexta-feira, 10, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou uma assembleia informativa na Estampex sobre o atraso no reajuste nos salários referente à Campanha Salarial de 2023.

O Grupo 2, que representa a fábrica nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), não apresentou propostas que contemplassem a categoria no último ano.

Vale ressaltar que os metalúrgicos reivindicam um aumento acima de 4,06%, inflação relativa à data base da categoria (1º de setembro), e a renovação das cláusulas sociais contidas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). Por isso, o SMetal precisou buscar as empresas individualmente para negociar.

Diante dessa situação, a fábrica não aplicou reajuste nos salários. O dirigente do SMetal, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), explica que há previsão de uma reunião com o jurídico da empresa para avançar nas negociações e, caso não seja possível chegar a um consenso, é necessário que os trabalhadores se mobilizem.

“Queremos garantir que os trabalhadores tenham o reajuste, inclusive retroativo a setembro, e a renovação das cláusulas sociais, que são tão importantes para ampliar os direitos da categoria”, afirma Marcelinho.

O dirigente ressalta ainda que, após fecharem este acordo, o SMetal irá pleitear melhorias em outras pautas dentro da fábrica e, para isso, a entidade conta com a participação dos trabalhadores.

Confira a galeria de fotos

Estampex: SMetal realiza assembleia informativa
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
Campanha Salarial direitos estampex inpc reajuste
VEJA
TAMBÉM