Busca
Cultura

Cine SMetal exibe filme que trata da trajetória de Milton Santos

Sessão acontece na próxima quinta, 23, em homenagem ao aniversário do geógrafo brasileiro, comemorado no dia 3 de maio; bate-papo ao final do filme contará com a participação do mestre em Educação, Marco Pereira

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Divulgação

Em sua jornada, Milton Santos destacou a importância de considerar os contextos locais na análise do desenvolvimento global, enfatizando a justiça social e a inclusão.

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro de renome, conhecido por suas contribuições à geografia humana e ao entendimento das desigualdades sociais e econômicas. Ele celebrava aniversário no dia 3 de maio e, em virtude da relevância desta figura, o Cine SMetal da próxima quinta-feira, 23, exibirá o documentário “Encontro com Milton Santos”, às 19h. 

Ao final da sessão, que é gratuita e aberta ao público, os participantes poderão debater sobre os tópicos do documentário com o psicólogo clínico e mestre em Educação, Marco Pereira, com o neuropsicopedagogo e professor de Geografia da Ceteps, Erikson Moreira, e com o próprio diretor do documentário, Silvio Tendler, que participará por meio virtual do debate.

Para a curadora do Cine SMetal, Renata Rocha, Milton foi um dos maiores intelectuais do Brasil, no entanto tem uma história pouco divulgada e, consequentemente, conhecida. “Esse documentário do Silvio Tendler é um excelente filme para trabalhar a história e importância da educação, além de honrar a memória e o legado de Milton Santos”, disse a curadora.  

O documentário tem duração de 1h32, conta a história de Milton a partir da perspectiva de uma entrevista feita com o geógrafo em 4 de janeiro de 2001, em que ele aborda o tema da globalização e seus efeitos nos países e cidades do planeta. 

Em sua jornada, Milton Santos destacou a importância de considerar os contextos locais na análise do desenvolvimento global, enfatizando a justiça social e a inclusão. Ele trouxe uma nova perspectiva sobre a globalização, criticando seus efeitos negativos sobre os países em desenvolvimento. 

O filme tem em seu elenco nomes como Milton Gonçalves, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele e Osmar Prado. 

Sobre o Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais,  além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro. 

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Confira a galeria do último Cine, que exibiu Intolerância.doc

Cine SMetal exibe Intolerância.doc (16/05)
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
Cine SMetal Cinema Debate divulgação documentário milton santos
VEJA
TAMBÉM