Cine SMetal exibe documentário sobre crescimento dos crimes de ódio no Brasil

“Intolerância.doc” é dirigido por Susanna Lira, também autora de “Mussum, um Filme do Cacildis” e “Torre das Donzelas”

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

O documentário acompanha a equipe da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) em busca de pessoas que transformaram o discurso de ódio em assassinatos crueis.

Nesta quinta-feira, dia 16, o Cine SMetal exibe “Intolerância.doc”, documentário sobre o crescimento dos crimes de ódio no país e o que está por trás dos discursos de intolerância. A sessão acontece às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

O documentário acompanha a equipe da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) em busca de pessoas que transformaram o discurso de ódio em assassinatos cruéis. Entre os casos está o de Johni Raoni, um dos ícones punk de São Paulo, que morreu esfaqueado durante uma briga com neonazitas em setembro de 2011.

Dirigido por Susanna Lira, também autora de “Mussum, um Filme do Cacildis” e “Torre das Donzelas”, “Intolerância.doc” participou de festivais na América Latina e, em 2017, estreou nos cinemas brasileiros. A classificação indicativa é de 14 anos.

Após a exibição do documentário, o Cine SMetal terá um bate-papo com a assistente social Thara Wells Corrêa, primeira conselheira tutelar trans de Sorocaba e ex-conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Sorocaba. Thara também é mestra em Estudos da Condição Humana pelo Programas de Pós Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH), da UFSCar Sorocaba.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

Confira o trailer de “Intolerância.doc”

Sobre o Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais,  além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Confira a galeria de fotos da exibição de ‘Pureza’, no dia 9

Cine SMetal exibe ‘Pureza’ (09/05)
Foguinho/Imprensa SMetal
Cine SMetal Cinema documentário filme gratuito Intolerancia.doc