Solidariedade

‘SMetal do Bem’ entrega mais 130 marmitas no bairro Genebra

Marcelo Macaus

Quem quiser saber mais sobre o “SMetal do Bem” pode entrar em contato por meio do WhatsApp (15) 99744-5925.

O Projeto SMetal do Bem foi retomado na tarde desta quarta-feira (8) com a entrega de 130 marmitas às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que moram no bairro Genebra, região de Brigadeiro Tobias, zona leste de Sorocaba.

Foram os dirigentes sindicais Alessandro Marcelo Nunes, o Marcelinho Panda, e Izídio de Brito que conduziram as entregas nas dependências da igreja Comunidade Nossa Senhora do Bom Fim. “Hoje [quinta-feira] atendemos aos moradores do Genebra, mas pretendemos levar o projeto a outros bairros da cidade”, comenta Marcelinho.

Uma das assistidas foi a dona Lúcia Santos Costa. Aos 83 anos, ela ainda trabalha recolhendo recicláveis e conta que mora no Genebra – praticamente em frente à igreja onde foi realizada a entrega das marmitas – desde 1989.

Para a senhora, a ação promovida pelo SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região), em parceria com o BAS (Banco de Alimentos de Sorocaba), é uma importante ferramenta de combate à fome e de ajuda a quem mais precisa.

Marcelinho explica que o objetivo do “SMetal do Bem” é atender ainda outros bairros que compõem a região de Brigadeiro Tobias, como Jardim Tupã 1 e 2, Inhaíba, entre outros. Também há a intenção de levar o projeto a outras localidades. Por isso, as entregas são realizadas a cada 15 dias. “Para se ter uma ideia, na região de Brigadeiro Tobias já há mais de 200 famílias cadastradas”, conta.

O “SMetal do Bem” teve início em abril do ano passado e, até dezembro, entregou mais de quatro mil marmitas, sem contar os agasalhos que também são arrecadados e, posteriormente, distribuídos. “O Banco de Alimentos fornece os itens básicos, como arroz e feijão, o SMetal oferece a mistura, as embalagens e prepara a comida”, detalha Izídio. “São mais de dez voluntários envolvidos na ação.”

Para que o projeto tenha sequência, Marcelinho ressalta a importância de que doações sejam feitas ao BAS. Por isso, quem quiser saber mais sobre o “SMetal do Bem” pode entrar em contato com ele por meio do WhatsApp (15) 99744-5925.

Pessoas físicas e jurídicas também podem contribuir por meio do Pix de conta no Banco Sicredi – a chave é: [email protected]. Todo o valor arrecadado com as doações é revertido para a compra dos alimentos das marmitas. “O ‘SMetal do Bem’ faz parte das atividades em alusão aos 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos”, conclui Marcelinho.

bas combate à fome doação marmita segurança alimentar SMetal do Bem