Prevenção ao Covid-19

SMetal garante férias para trabalhadores de mais 10 empresas

A Apex Tool, Alessandro Ap., CNH Case, Edscha, Gerdau, Grupo Metalvic, Heller, Iperfor, Jurid e Metalac anunciaram férias coletivas, individuais ou outras medidas em prevenção ao contágio por coronavírus

Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Na fabricante de ferramentas Apex Tool, trabalhadores permanecerão em férias coletivas de 24 de março a 9 de abril

Mais dez empresas metalúrgicas anunciaram férias coletivas, individuais ou outras modalidades de acordos que possibilitam que os trabalhadores fiquem em casa por pelo menos 15 dias, como forma de prevenção a disseminação do coronavírus. São elas: Apex Tool, Alessando Ap. Ramos Rocha, CNH Case, Edscha, Gerdau, Grupo Metalvic, Heller, Iperfor, Jurid e Metalac.

As medidas estão sendo negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) desde a semana passada, quando a entidade enviou pauta as empresas da categoria, solicitando o afastamento dos trabalhadores como forma de prevenção à saúde e ao emprego.

Além disso, mesmo antes do agravamento da crise sanitária no país, o SMetal já vinha negociando medidas de prevenção à infecção do vírus, como disponibilização de materiais de higiene, férias remuneradas aos trabalhadores do grupo de risco, distância mínima entre os funcionários, entre outras.

“Mas o momento agora é outro”, afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares. “Nosso objetivo é colaborar com o isolamento social, o qual em tempos de combate ao novo coronavírus tem se mostrado a medida mais eficiente. Por isso, temos intensificado as negociações para que todos os trabalhadores possam ficar em casa, em segurança”.

Para Izídio de Brito, secretário de organização do Sindicato, a insistência das empresas em manter os trabalhadores expostos implica na caracterização de culpa pela contaminação, transmissão e contágio de seus empregados. “São vidas que estão em jogo, não podemos aceitar que o lucro da empresa seja mais importante que a saúde e a segurança dos trabalhadores, que produzem as riquezas deste país”, assegura.

As metalúrgicas Toyota, Varroc, Schaeffler, ZF do Brasil, Robert Bosch e NCSG Gestamp também já pararam ou programaram férias aos trabalhadores nos próximos dias.

Para denúncias e dúvidas, o trabalhador e trabalhadora da categoria pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, pelos telefones (15) 3334-5400 e (15) 99697-3915 (WhatsApp), ou online, pelo ‘Denuncie’, no Portal SMetal.

apex Case coletiva coronavirus covid edscha Empresa Férias metalúrgica negociação região Sorocaba