Confira

Presidente do SMetal acompanha lançamento do Corolla Cross

Leandro Soares e dirigente sindical Robson Lopes, do CSE da Toyota, acompanharam apresentação do novo veículo produzido pela montadora; Sindicato buscou investimentos com a empresa para Sorocaba

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos participa de apresentação do Corolla Cross

Na manhã desta quarta-feira, 10, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na Toyota, planta local, para uma apresentação sobre o novo veículo que será produzido pela montadora: o Corolla Cross. O SMetal foi convidado pela empresa para acompanhar os detalhes da produção e, também, realizar um “test drive” no SUV.

Além do presidente do SMetal, estiveram no encontro o dirigente sindical Robson Lopes dos Passos, que faz parte do CSE da Toyota; o diretor de recursos humanos da montadora, Celso Simomura; o gerente de recursos humanos, Manuel Ferreira; o analista de recursos humanos, Adriano Rodrigues e Rafael Delcole, coordenador controle da qualidade. Os diretores Manoel e Adão, do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, também participaram da apresentação.

Ao final da apresentação da parte técnica do novo SUV, o representante da montadora afirmou que a boa relação com os sindicatos foi um dos pilares para que Corolla Cross pudesse ser fabricado aqui. “Enquanto há empresas saindo, estamos conseguindo avançar”, ressaltou Celso Simomura.

Na visão de Leandro Soares, a capacidade de negociação do SMetal para garantir emprego e renda, está refletido no novo produto que a Toyota começa produzir na planta de Sorocaba. “Vivemos uma realidade muito dura nos últimos meses. Por isso, é muito importante saber que, através de um investimento que buscamos em 2019, diversos trabalhadores e trabalhadoras mantiveram os postos de trabalho e outros foram recolocados no mercado. É compromisso do Sindicato, além de lutar por direitos, buscar medidas para manutenção e geração de emprego”, comentou.

Plataforma TNGA e a luta do SMetal

Divulgação

Em julho de 2019, o SMetal entregou um requerimento ao CEO da Toyota da América Latina e Caribe solicitando a implantação da plataforma global da empresa (TNGA) que permite a fabricação de diversos veículo da montadora.

“Em 2019 fomos atrás de novos investimentos, sempre com o objetivo de garantir emprego e renda para a população. À época, a empresa anunciou que destinaria mais de R$ 1 bilhão de reais para planta Sorocaba visando a implantação da plataforma TNGA”, recorda Leandro Soares.

Desde então, todas as adaptações necessárias na linha de produção já foram feitas e 180 contratações por prazo determinado também foram realizadas. Um acordo negociado em janeiro deste ano entre Sindicato e empresa permitiu a abertura de mais 40 vagas, totalizando 220 trabalhadores a mais na planta para produzir o Corolla Cross.

Produção

O Corolla Cross chega nas cores vermelho, preto, cinza, branco e azul e será exportado para 22 países da América Latina e Caribe. De acordo com a montadora, 60% das peças utilizadas para compor os veículos são produzidas em Sorocaba, o que beneficia diretamente as “sistemistas”, fábricas que fornecem para a Toyota e são impactadas pelo volume de produção da empresa japonesa.

A previsão é que o veículo seja apresentado oficialmente amanhã à noite, em uma live organizada pela empresa.

Corolla corolla cross Leandro Soares SMETAL toyota