Novo PAC

SMetal se posiciona em relação aos 50 ônibus “verdes” que serão destinados à Sorocaba

Em nota oficial, Leandro Soares, presidente do SMetal, ressalta seu agradecimento ao governo federal pelo compromisso com a redução da poluição e uma transição justa para a indústria

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Divulgação/Secom/PMSP

50 novos ônibus verde serão destinados à Sorocaba.

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), divulgou um posicionamento sobre os 50 ônibus “verdes” destinados à Sorocaba pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), divulgado nesta quarta-feira, 8.

Ele exalta seu agradecimento ao presidente Lula e celebra o novo capítulo em nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável para os trabalhadores e trabalhadoras de Sorocaba e região.

Leia o posicionamento na íntegra:

Estamos testemunhando um momento histórico para o nosso país, um momento de renovação, de compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida de nossa população. São 50 ônibus verdes destinados à Sorocaba pelo governo federal!

Gostaria de começar expressando minha profunda gratidão ao Presidente Lula, cuja visão e liderança estão pavimentando o caminho para um futuro mais promissor para todos nós.

A renovação da frota de ônibus, com a aquisição de unidades elétricas e versões mais modernas, é mais do que uma simples medida.

É um compromisso com a descarbonização e com a melhoria da qualidade do ar que respiramos. Precisamos justificar a necessidade de pensar sobre a crise climática e ambiental ou os últimos acontecimentos já justificam?

Este programa, que adota um modelo inovador de financiamento direto às prefeituras, é um exemplo claro do poder da colaboração entre o governo e as comunidades locais.

Com a expansão da frota de ônibus elétricos e menos poluentes, há uma demanda crescente por componentes e tecnologias associadas, como baterias, sistemas de propulsão elétrica, estruturas metálicas mais leves e duráveis, entre outros. Isso abre novas oportunidades de negócios e diversificação para a indústria metalúrgica.

O investimento em tecnologias mais limpas e eficientes coloca pressão sobre as empresas do setor para se adaptarem e inovarem. E a nossa categoria deve estar preparada para isso!

Portanto, hoje não apenas celebramos a conquista de 50 ônibus, mas também celebramos um novo capítulo em nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero para todos os brasileiros.

Confira o pronunciamento em vídeo

infraestrutura investimento ônibus verde pac