Busca
Plenária no SMetal

Plano de recuperação: Jurídico SMetal orienta trabalhadores da Bardella

Nesta segunda, dia 25, os advogados do Sindicato se reuniram com ex-trabalhadores da empresa para tirar dúvidas e alinhar as informações sobre os pagamentos referentes ao plano de Recuperação Judicial do Grupo Bardella.

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Plenária com os ex-trabalhadores da Bardella aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 25, na sede do SMetal

Plenária com os ex-trabalhadores da Bardella aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 25, na sede do SMetal

Para tirar dúvidas e alinhar as informações sobre os pagamentos referentes ao plano de Recuperação Judicial (RJ) do Grupo Bardella (relembre o caso), os advogados do departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) se reuniram com os ex-trabalhadores da empresa nesta segunda-feira, dia 25, na sede da entidade.

De acordo com a advogada Érika Mendes, na última sexta-feira, 22, foram efetivados os pagamentos nas contas pessoais de alguns trabalhadores, porém, há outros que não receberam os valores devidos. “A reunião teve como principal finalidade solicitar a todos que informem se receberam ou não e também qual o valor depositado, para que possamos dar continuidade às ações específicas de cada um”, enfatizou.

Na plenária com os trabalhadores, foi esclarecido que os pagamentos foram efetivados após a venda de alguns bens que estavam relacionados na RJ. Conforme informações preliminares observadas pelo jurídico SMetal, os critérios adotados pela empresa para o pagamento do plano da Recuperação Judicial foram os casos já homologados pela Justiça ou aqueles reconhecidos pela Bardella.

“Verificamos casos de pessoas que tiveram os valores homologados e não receberam o pagamento, como também de quem não está habilitado na recuperação judicial, mas teve o depósito efetivado. Por isso precisamos que, em ambos os casos, o trabalhador entre em contato com o jurídico e passe todas as informações solicitadas”, explicou.

Foguinho/Imprensa SMetal
Os ex-trabalhadores que possuem ação individual ou coletiva movida pelo Sindicato devem entrar em contato com o Jurídico SMetal

Os ex-trabalhadores que possuem ação individual ou coletiva movida pelo Sindicato devem entrar em contato com o Jurídico SMetal

Segundo Érika Mendes, há ainda ações individuais nas quais o jurídico SMetal entrou com recurso solicitando valores superiores aos que a empresa reconhece na Recuperação Judicial.

Nestes casos, o advogado deve ser informado o quanto antes sobre o valor recebido para que seja movido um recurso solicitando o pagamento das diferenças devidas ou, caso os valores pagos estejam corretos, dar baixa na ação. “Dependemos dessa colaboração de todos para que não haja possíveis equívocos. Caso a pessoa demore para passar as informações, isso pode impactar no remanescente que cada um tem direito a receber, pois não temos como ter essa confirmação se não for pelo próprio trabalhador”, disse.

Os ex-trabalhadores que possuem ação individual ou coletiva devem entrar em contato com o Jurídico SMetal pelo (15) 3334-5401 ou pelo WhatsApp (15) 99833-0308 para as devidas orientações.

Ao final da reunião, o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, enfatizou a importância dos trabalhadores procurarem o Sindicato caso ainda haja dúvidas e que sigam as instruções do departamento Jurídico. “Nem sempre temos todas as respostas, mas sabemos os caminhos e mecanismos para buscar a informação correta, em fontes confiáveis, e com mais agilidade. O SMetal e o nosso jurídico estão de portas abertas para atender a todos da melhor forma possível”, destacou.

Ao todo, cerca de 50 trabalhadores entraram com ações individuais contra a empresa pelo departamento jurídico do SMetal. Já a ação coletiva referente aos salários e FGTS atrasados aguarda sair a certidão para poder habilitar recebimento por parte dos 150 ex-funcionários da Bardella, planta Sorocaba.

tags
atraso Bardella contrato dívida informação judicial jurídico justiça pagamento plano recupera~ção rescisão sindicato SMETAL
VEJA
TAMBÉM