Busca
Campanha Salarial

INPC acumulado desde a última data-base é de 2,85%

Indicador é utilizado para medir variações no custo de vida e serve como base para negociações salariais dos metalúrgicos; entenda os impactos desse percentual na Campanha Salarial

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Felipe Duarte, economista da subseção dos metalúrgicos de Sorocaba do Dieese, diz que é possível observar um processo de estabilidade inflacionária

Desde a última data-base dos metalúrgicos, em 1º de setembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está acumulado em 2,85% até abril de 2024. Este indicador é utilizado para medir variações no custo de vida e serve como base para as negociações salariais dos metalúrgicos.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no mesmo período no ano passado, entre setembro de 2022 e abril de 2023, o INPC estava acumulado em 3,67%, ou seja, um percentual mais elevado do que o registrado neste ano. 

Na última Campanha Salarial, o total acumulado do INPC fechou em 4,06%. Mesmo apresentando um percentual de inflação de apenas um dígito e relativamente controlado, as negociações não foram fáceis. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) precisou negociar, empresa por empresa, para garantir o reajuste dos trabalhadores.

À época, após dezenas de reuniões para chegar a um consenso, as bancadas patronais sinalizaram que o reajuste proposto por eles seria de, apenas, a reposição do percentual de 4,06%, referente à inflação. Em alguns grupos, os patrões sugeriram menos do que a inflação de reajuste salarial e, em outros, até 5% de reajuste. O que, em todos os sentidos, foi reprovado pelos sindicalistas em mesa e reafirmado em assembleia pelos trabalhadores.

De acordo com o economista Felipe Duarte, da subseção dos metalúrgicos de Sorocaba do Dieese, diante dos números é possível observar um processo de estabilidade inflacionária. “Neste ano a aceleração da inflação está ainda menor do que o registrado em 2023. Isso significa que o trabalhador tem tido, ao longo do tempo, uma maior estabilidade em seu poder de compra”, explica o economista.

Quando se diz que a aceleração da inflação está menor, significa que a taxa de aumento dos preços está diminuindo ao longo do tempo. Isso é positivo para os trabalhadores porque reflete uma elevação mais lenta no custo de vida em comparação com períodos anteriores.

Para Felipe, o cenário inflacionário pode indicar um ambiente de maior estabilidade econômica, o que é propício para as negociações, porém a tratativa com as bancadas patronais tem apresentado desafios ao longo do tempo, como explica o presidente do SMetal, Leandro Soares. “Politicamente, é de comum conhecimento que os patrões são resistentes às negociações com aumento real. O INPC estando em um ou dois dígitos, é claro que teremos desafios neste ano”, afirma Leandro.

Em 2024, inclusive, um dos eixos da Campanha Salarial é a redução dos juros. A Selic é usada para controlar a inflação, serve como referência para todas as outras taxas de juros do país e vem se mantendo em patamares elevados há quase três anos. Saiba mais. 

Inflação baixa é ruim? 

O economista Felipe Duarte reforça que há uma falsa sensação de que uma inflação controlada irá resultar em reajustes menores. No entanto, não é o que ocorre. Além de a baixa inflação proporcionar maior estabilidade para organizar a vida financeira, ela também reduz o desgaste do poder de compra do trabalhador. Isso significa que sua capacidade de consumo não é tão afetada ao longo do tempo. A baixa inflação também pode contribuir para a redução das taxas de juros, estimulando o investimento, a geração de empregos e renda, fazendo com que a economia cresça.

tags
Campanha Salarial Dieese inflação inpc reajuste
VEJA
TAMBÉM