Artigo

Palavra do presidente: ampliando horizontes para continuar a defender o trabalhador

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1033, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre a importância da representação política e institucional da categoria

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1033
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal.

Quando falamos que a categoria metalúrgica é uma categoria de impacto, não estamos mencionando apenas a quantidade expressiva de trabalhadores da nossa base. Dados da Fundação Seade, de 2021, levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) subseção dos metalúrgicos de Sorocaba,  mostram que cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Sorocaba, por exemplo, vem do trabalho da indústria de transformação, que é onde se encontram os metalúrgicos e metalúrgicas.

Além disso, mais de 46 mil trabalhadores e trabalhadoras estão empregados em empresas do ramo, segundo dados levantados pelo Dieese, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de  março de 2024. Para o SMetal isso também é impacto, já que é nas ocupações na indústria em que se encontram os melhores salários, benefícios e condições de trabalho.

Em 2024, ano que celebramos 70 anos de nossa fundação, estamos trabalhando com o slogan “Orgulho de ser metalúrgico”. Essa frase combina muito com o momento que estamos vivendo. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), observa, cheio de felicidade, a expansão da nossa categoria com geração de emprego e renda para os moradores das 14 cidades em que temos representatividade.

É crucial reconhecer que a indústria metalúrgica desempenha um papel vital na economia. Como mencionamos, com muita luta sindical, hoje o setor apresenta empregos estáveis e contribui significativamente para o desenvolvimento local e nacional.

Do ponto de vista sindical, estamos no caminho certo. Temos uma categoria bem assessorada no que diz respeito à representação, mas precisamos recuperar nosso protagonismo junto aos espaços que decidem sobre as políticas de geração de emprego e renda, que definem prioridades econômicas e direitos dos trabalhadores.

Participar de Conselhos em todas as instâncias, levar nosso olhar e nossas pautas aos parlamentos e governos, participar ativamente da política como um todo, já que é ela que define os rumos do país, são também tarefas de uma entidade que representa os interesses de mais de 46 mil famílias, ou seja, nossa atuação precisa ir além das negociações com empresas.

Neste ano de eleições municipais o SMetal novamente cumprirá sua tarefa de propor aos candidatos das cidades que compõem nossa base a implantação de ações e políticas que contribuam com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego na nossa região.

opinião Palavra do presidente Política representação