Representação

Metalúrgico, Izídio de Brito é pré-candidato a vereador e se afasta da direção do SMetal

Secretário de organização do SMetal já foi vereador por dois mandatos e acredita na necessidade de resgatar a dignidade dos sorocabanos por meio de políticas públicas

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Formado em Gestão Pública, Izídio é pai de três filhos, casado e tem 63 anos.

Eleito duas vezes para o cargo, em 2008 e em 2012, o secretário de organização do SMetal e trabalhador da Metalac, Izídio de Brito é pré-candidato à vereança em Sorocaba e deve se afastar das atividades sindicais no início do próximo mês, no dia 5 de junho.

Metalúrgico, formado em Gestão Pública, Izídio é pai de três filhos, casado e, aos 63 anos, acumula uma história que passa pela participação das lutas sindicais desde os anos de 1980, chegando à presidência do SMetal de 1998 a 2007. Atua também na área social, sendo um dos fundadores do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), entidade de combate à fome na cidade, e do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), que ajuda a organizar cooperativas de reciclagem.

Atualmente, além de contribuir no SMetal, faz parte do Conselho Municipal de Saúde e de Habitação na cidade. Para Izídio, é necessário resgatar a dignidade e autoestima da população sorocabana. “A saúde e a proteção social estão desorganizadas. Vemos a violência crescendo, a educação abandonada. As políticas públicas mais básicas foram desestruturadas e é preciso debater essas pautas”, afirma.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, ressalta a importância dos trabalhadores ocuparem espaços na política para representar seus interesses.

“Sabemos que a atuação dentro das quatro linhas do campo sindical é limitada. Aqui discutimos direitos e avanços para os trabalhadores. Mas é nos parlamentos e nos governos que as políticas que cuidam das vidas das pessoas, da saúde, da educação, avançam e são discutidas. Por isso participar desses debates é tão importante, faz parte da nossa missão cidadã”, disse.

Izídio ainda reforça a importância de políticas que promovam a inclusão de negros, mulheres, jovens e LGBTQIAP+ na sociedade e de fortalecer o debate sobre os avanços tecnológicos que estão em curso.

camara municipal eleições 2024 Izídio de Brito Política pré-candidato representação