Metalúrgicos da Clarios aprovam disposição de luta por aumento real

Assembleias fazem parte da Jornada de Mobilização da Campanha Salarial 2023 e ocorreram nos dias 2 e 3 de outubro, em todos os turnos da Clarios, fabricante de baterias

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Clarios faz parte do Grupo 2 que, além de discutir as questões econômicas, como valorização dos salários, do piso e o fim do teto, é negociada também a renovação das cláusulas sociais CCT

A jornada de mobilização por aumento real nos salários e manutenção dos direitos continua. Em assembleias realizadas nos dias 2 e 3 de outubro, em todos os turnos, pelos membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE), os trabalhadores da Clarios aprovaram a disposição de irem à luta caso as negociações da Campanha Salarial 2023 não avancem nas bancadas patronais.

“O encaminhamento que tiramos é que se houver necessidade de nós fazemos protestos, assembleia mais demoradas, seja na porta da Clarios ou das demais empresas de Sorocaba, os trabalhadores e trabalhadoras têm disposição de lutar e de contribuir para que saiamos vitoriosos em mais essa Campanha Salarial”, afirmou o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), membro do Comitê Sindical da Clarios.

Ele contou que, até o momento, os patrões chegaram somente à reposição da inflação desde a última data-base, que fechou em 4,06%, sem aumento real nos salários. A proposta foi rejeitada em mesa pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e, nesta terça-feira, dia 3, será realizada uma reunião extraordinária entre os sindicatos filiados para definir os próximos passos da negociação.

A Clarios faz parte do Grupo 2 que, além de discutir as questões econômicas, como valorização dos salários, do piso e o fim do teto, é negociada também a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que ampliam os direitos dos trabalhadores metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Presente na assembleia da Clarios, o presidente do SMetal, Leandro Soares, reforçou a importância da unidade e mobilização de toda a categoria para, mais uma vez, conquistar avanços na Campanha Salarial de 2023.

“É importante deixar bem claro que o nosso Sindicato, ao longo dos últimos cinco anos, mesmo com crise econômica, com pandemia, com dificuldades de enfrentamento que tivemos, nunca deixou de fazer a luta e de buscar o que a gente entendia que era do direito de vocês, trabalhadores e trabalhadores”, assegurou.

E concluiu: “esse ano não será diferente. Estamos deixando bem claro para toda a categoria e também aos patrões que nós vamos buscar a reposição integral da inflação, de 4,06%, mais aumento real. E isso vai depender muito da mobilização e da organização da nossa categoria.”

A FEM-CUT/SP negocia a Campanha Salarial para cerca de 190 mil trabalhadores no Estado de São Paulo. Ao todo, a categoria tem cerca de 211 mil metalúrgicos, contando os trabalhadores das montadoras.

A Clarios é líder no segmento de tecnologia de baterias de veículos, tem mais de 1200 trabalhadores e fica na Avenida Independência, em Sorocaba.

assembleia aumento bizu campanha Clarios jornada leandro mobilização reajuste salarial sindicato SMETAL