Mobilização

Trabalhadores da Hurth Infer têm aumento no PPR e no vale-alimentação

Após pressão dos metalúrgicos, que rejeitaram a proposta inicial da empresa, foi conquistado crescimento de quase 13% no Programa de 2022 e valorização de 15,79% no benefício; acordo foi aprovado nesta terça, dia 16

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
A proposta de aumento no PPR e no vale-alimentação foi negociada pelo SMetal e aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada nesta terça-feira, 16

A união e mobilização dos trabalhadores da Hurth Infer, que rejeitaram a proposta inicial da empresa na semana passada, garantiram melhorias na proposta do Programa de Participação nos Resultado (PPR) de 2022 e de valorização do vale-alimentação, que foi aprovada nesta terça-feira, dia 16, em assembleia na porta da fábrica.

A negociação foi liderada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e prevê aumento de 12,97% no valor total do PPR em comparação ao acordo de 2021 e crescimento de 15,79% no benefício, que será reajustado no próximo pagamento do ticket.

O diretor executivo da entidade, Antônio Welber Filho (Bizu), que representa o SMetal nas negociações com a Hurth Infer, explica que logo após a rejeição da proposta no último dia 2, conversou com os trabalhadores para entender quais as suas expectativas de avanços na proposta e as apresentou na reunião com a empresa.

Segundo Bizu, foi a mobilização dos metalúrgicos que garantiu as melhorias. “Uma das principais reivindicações era sobre o valor fixo do Programa, que estava abaixo do esperado. Conseguimos então um aumento de 14% no valor fixo e de quase 13% no PPR como um todo, caso sejam atingidas as metas e o acelerador pré-estabelecidos”, explicou.

A primeira parcela do Programa será paga ainda no mês de agosto e a segunda, após a aferição das metas, em março de 2023. O SMetal não divulga os valores e indicadores do Programa para não influenciar as negociações que estão em andamento em outras empresas metalúrgicas, nem expor os trabalhadores.

Durante a assembleia, o diretor do Sindicato lembrou que não é comum que a valorização do vale-alimentação e o PPR sejam discutidos numa mesma negociação, porém, o benefício estava defasado diante dos constantes aumentos nos preços dos alimentos, o que tem gerado grandes perdas no poder de compra dos trabalhadores.

“Com a valorização de 15,79% no vale-alimentação, nosso objetivo é devolver um pouco do poder de compra e colocar mais dinheiro mensalmente no bolso do trabalhador. Mas há sempre o que melhorar e nos colocamos à disposição dos trabalhadores para buscar cada vez mais avanços”, assegurou.

A Hurth Infer fabrica ferramentas para máquinas, fica no bairro Boa Vista, em Sorocaba, e tem cerca de 160 trabalhadores.

alimentação aprovado assembleia bizu hurth infer meta participação plr PPR programa resultado SMETAL Sorocaba vale welber