Busca
Acordo aprovado

Suspensão de contrato na Toyota: salários e benefícios são garantidos

Com o acordo negociado pelo SMetal, os trabalhadores irão receber o pagamento pelo governo, mais um complemento da empresa nos salários; todos os benefícios e estabilidade no emprego por 120 dias também estão garantidos

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Com o acordo construído pelo SMetal, os trabalhadores poderão continuar seguros em suas casas até o mês de junho, com salários e benefícios garantidos

Com o acordo construído pelo SMetal, os trabalhadores poderão continuar seguros em suas casas até o mês de junho, com salários e benefícios garantidos

Com 1406 votos favoráveis, 23 contrários e 50 abstenções, os trabalhadores da montadora Toyota aprovaram, em assembleia online, acordo de suspensão do contrato de trabalho por 60 dias, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Com o acordo, os trabalhadores poderão continuar seguros em suas casas até o mês de junho, com salários e benefícios garantidos.

Além disso, eles terão estabilidade no emprego pelos 60 dias de suspensão do contrato, mais 60 dias após o retorno, totalizando 120 dias com o trabalho garantido.

De acordo o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, a intenção do Sindicato foi de buscar melhores condições do que as previstas na Medida Provisória 936, de 2020, editada pelo governo federal, diante do cenário de incertezas na economia e na vida dos brasileiros.

Ele lembra que, após intensa negociação com a montadora, chegaram à proposta que foi apresentada aos trabalhadores em assembleia online, publicada no Portal SMetal. “Foi o melhor meio que encontramos para que todos os trabalhadores pudessem votar, de forma segura e transparente. E deu certo”.

O presidente do Sindicato, Leandro Soares, conta que com a crise sanitária e econômica no país causada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas terão dificuldades com falta de demanda e produção, por isso o SMetal buscou formas de garantir a renda e o emprego dos trabalhadores nesse período de incertezas.

“Para que os trabalhadores tenham o mínimo de perdas nos salários, a empresa vai utilizar dos valores liberados pelo governo e complementar os salários com dinheiro próprio, garantindo uma renda digna aos funcionários, além de todos os benefícios e a manutenção dos empregos por cerca de quatro meses”, explica o presidente do Sindicato.

Assim, a empresa terá os tributos e o valor da folha de pagamentos reduzidos, sem impactar completamente o trabalhador, nem precisar demitir, além de mantê-los em segurança, respeitando o isolamento social orientado pelos órgãos de saúde. “Foi a melhor proposta de poderíamos ter negociado neste momento de crise mundial e os trabalhadores entenderam isso, aprovando o acordo”, conclui.

A votação da proposta de suspensão do contrato de trabalho, com direito ao salário, benefícios e estabilidade, ocorreu das 21h30 da última quinta-feira, dia 9, até às 17h deste sábado, 11.

Dos 1852 trabalhadores aptos a votar, 1479 participaram da assembleia online (79,86%). Desses, 95% votaram SIM (1406); 1,5% votaram NÃO (23), enquanto 3,3% (50) se abstiveram.

Assembleia online

Para que os trabalhadores possam aprovar ou reprovar acordos coletivos negociados pelo Sindicato neste período de isolamento social, em parceria com a Pandora Soluções, o SMetal criou uma ferramenta de assembleia online, com acesso exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras de determinada empresa.

A ferramenta de votação online faz uso de conexão segura e criptografada. Ela foi criada para garantir que a empresa nem o Sindicato tenham acesso à escolha do trabalhador, apenas a quantidade de votos favoráveis ou não ao acordo.

tags
acordo contrato Emprego estabilidade mp 936 salário sindicato SMETAL Sorocaba suspensao toyota trabalho
VEJA
TAMBÉM