Melhorias e benefícios

SMetal presta contas sobre negociações na Perfil e Alpha Color

Empresa se cadastrou no SMetal em janeiro e, entre principais reivindicações dos metalúrgicos estão CIPA, ajuste do piso salarial, vale-alimentação e PPR; assembleias aconteceram dias 15 e 21 de junho

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Nas assembleias, que ocorreram dias 15 e 21 de junho, Marcelinho falou sobre o andamento das negociações com os representantes das empresas

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região esteve na Alpha Color e Perfil Color, nos dias 15 e 21 de junho, prestando contas aos trabalhadores sobre as negociações que estão em andamento com as empresas. Entre as principais reivindicações estão: implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); ajustes do piso salarial; vale-alimentação e o Programa de Participação nos Resultados (PPR).

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), após pressão do Sindicato e dos trabalhadores, a empresa – que estava cadastrada em outra categoria – efetivou o enquadramento sindical novamente no SMetal em janeiro deste ano. Desde então, a entidade iniciou as negociações por melhorias e benefícios.

“Além de adequar o piso salarial, que estava defasado em comparação a outras empresas do mesmo segmento, garantimos a implantação da CIPA para o mês de agosto e demos início às negociações de um vale-alimentação e o PPR. A próxima reunião sobre essas reivindicações acontece já no mês de julho”, explicou.

Sobre o PPR, Marcelo contou que o objetivo é formalizar um acordo com metas atingíveis e dentro dos critérios da categoria. “A empresa afirma que há uma bonificação que é feita mensalmente, conforme o atingimento de uma determinada meta. Mas não há qualquer transparência sobre esses números, nem a participação dos trabalhadores na fiscalização delas. Nosso objetivo é criar uma Comissão e, a partir daí, dar início a negociação de um PPR justo e condizente com a situação da fábrica”.

Mas ele alerta: “nenhuma melhoria vem sem luta. Por isso, reforçamos sempre a importância da participação dos trabalhadores junto ao Sindicato. Reivindiquem, cobrem melhorias, esse é nosso papel. Porém, quando a negociação chega a um impasse, é a mobilização e união que faz a diferença e garante avanços”.

Campanha Salarial 2022

Outro tema abordado durante a assembleia foi a Campanha Salarial de 2022. O dirigente explicou que as pautas com as reivindicações da categoria já foram entregues pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) às bancadas patronais, inclusive ao Grupo 10, na qual as empresas Alpha e Perfil Color fazem parte.

“Só que, infelizmente, o G10 não assina Convenção Coletiva desde 2017 e o Sindicato tem negociado acordos por empresa, para que ninguém desprotegido e sem reajuste. A data-base, que é setembro, está chegando e os salários da categoria já somam 9,15% de perdas com a inflação. Temos um grande desafio pela frente e esperamos poder contar com todos e todas”, concluiu.

As empresas Alpha Color e Perfil Color são especializadas em pintura eletrostática a pó para perfis e chapas de alumínio, ficam no bairro Iporanga, em Sorocaba e, juntas, têm cerca de 150 trabalhadores.

alimentação alpha assembleia color conta negociação perfil piso PPR prestação programa reajuste salário sindicato SMETAL vale