PPR e outras pautas

SMetal esclarece o andamento de negociações na Gestamp

Banco de horas, Programa de Participação nos Resultados, medidas de segurança e saúde no local de trabalho e política salarial foram as pautas específicas debatidas na assembleia realizada na última sexta-feira, dia 29

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Durante a assembleia com os trabalhadores da Gestamp, Leandro Soares, presidente do SMetal, falou sobre os desafios da Campanha Salarial de 2022

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical da Gestamp realizaram assembleias na fábrica, na última sexta-feira, dia 2, em todos os turnos, para prestar contas sobre as negociações que estão em andamento. Entre elas, o banco de horas, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, medidas de segurança e saúde no local de trabalho e política salarial.

Sobre o PPR, o secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, explicou que as negociações das metas estão avançadas e, na última reunião, a entidade apresentou uma proposta de valor, que está sendo analisada pela empresa. “As metas seguem praticamente as mesmas do ano passado e estamos buscando a valorização acima da inflação, para garantir um aumento digno aos trabalhadores. O objetivo é apresentar uma proposta o mais rápido possível”, explicou.

Já o banco de horas foi solicitado pela empresa devido às recentes paradas realizadas na Toyota por falta de componentes, que afetam as sistemistas. Izídio e os membros do CSE informaram que estão negociando alguns critérios e que, assim que houver uma proposta formal, também será apresentada para deliberação dos trabalhadores.

“O nosso papel, enquanto representantes dos trabalhadores da categoria, é nos empenharmos para negociar os melhores acordos possíveis e na Gestamp não seria diferente. E é sempre importante reforçar que quem tem a palavra final, se aceitam ou não determinada proposta, são os metalúrgicos, por isso, qualquer novidade, voltaremos para a porta da fábrica apresentar e debater com todos e todas”, enfatizou Izidio.

Campanha Salarial 2022

Durante a assembleia, Leandro Soares, presidente do SMetal, falou sobre os desafios da Campanha Salarial de 2022. “Tende a ser uma das mais difíceis. Não temos uma política industrial no país e a economia não cresce, muito pelo contrário, a inflação cada vez mais alta e o desemprego aumentando. Esse cenário, juntamente com a falta de componentes nas montadoras do Estado, deve dificultar as negociações deste ano”, criticou.

Inclusive, nesta semana, tem assembleia híbrida (online e presencial) para deliberar sobre o tema, os eixos e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022. A votação pela internet começa às 8h desta quarta-feira, dia 4, e termina às 17h de sexta-feira, 6. O link será disponibilizado no Portal SMetal.

A assembleia presencial começa a partir das 18h de sexta-feira, 6, e será realizada na sede do Sindicato, que fica na rua Julio Hanser, 140, próxima à rodoviária de Sorocaba. Todos os trabalhadores da base do SMetal devem participar, seja associado ou não.

assembleia CSE gestamp informativa plr Política PPR salarial saúde segurança sindicato SMETAL Sorocaba