Busca
Palestra

Sindicato participa de evento realizado pelo Justiça do Trabalho

“Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas” foi realizado com o objetivo de fomentar a importância de soluções conciliatórias nas disputas judiciais; saiba mais sobre a participação do SMetal na atividade

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Evento aconteceu com objetivo de fomentar o incentivo às boas práticas da conciliação para solução dos conflitos trabalhistas | Foto: Janaína Caldeira

Nesta terça-feira, 8, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participou do evento “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas”, promovido pela Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional da Justiça do Trabalho da 15ª região.

A entidade foi representada pelo presidente, Leandro Soares, que fez uma fala durante palestra realizada na Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), que teve como objetivo compartilhar com a comunidade a respeito de medidas conciliatórias para solucionar problemas judicializados.

Na visão do presidente do SMetal, a atuação sindical, além de fortalecer a categoria metalúrgica, também cumpre um papel importante no que diz respeito ao desafogamento dos órgãos públicos. “Temos uma atuação para mediar e negociar de uma forma que esteja fora da esfera judicial. Justamente para evitar que esses acordos acabem empilhando na mesa dos tribunais”, comentou Soares.

Durante sua participação na mesa, o líder metalúrgico também recordou que os impactos da Reforma Trabalhista, aprovada em 2017, podem ter chegado ao âmbito judicial já que, pela complexidade de interpretações jurídicas que a medida traz, cada vez mais casos precisaram ser judicializados e, nesses casos, o diálogo e o consenso ficam em segundo plano.

Participam, nos dois dias do evento, além do vice-presidente judicial, desembargador João Alberto Alves Machado, o desembargador Fabio Bueno de Aguiar, representando o coordenador do Nupemec, desembargador Wilton Borba Canicoba, o juiz auxiliar da VPJ, Guilherme Guimarães Feliciano, e o assessor econômico da 15ª Roberto Koga.

“O projeto reforça o propósito da Vice-Presidência Judicial da 15ª de seguir levando o Judiciário trabalhista aos focos geográficos dos conflitos mais recorrentes no âmbito do setor de recurso de revista, promovendo encontros estratégicos nas principais cidades do interior paulista para divulgar a cultura da conciliação”, disse o desembargador João Alberto sobre a ação.

No período da tarde, houve agenda no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) no Fórum Trabalhista de Sorocaba, em que foram realizadas rodadas de audiência de conciliação, com participação de juízes e servidores da Justiça do Trabalho local.

tags
Acordos conciliação fadi justiça Tribunal Regional da Justiça do Trabalho
VEJA
TAMBÉM