Busca
Convocação

Rumos da Campanha Salarial serão definidos em assembleia híbrida

A votação online começa às 8h de quarta-feira, dia 28, e termina às 17h de sexta-feira, dia 30; assembleia presencial será dia 30, às 18h. Todos os (as) trabalhadores (as) da base do SMetal devem participar, seja ou não associado  

Imprensa SMetal
Divulgação

Após diversas rodadas de negociação com as bancadas patronais, a Campanha Salarial 2022 chegou a um impasse e é a hora dos trabalhadores e trabalhadoras mostrarem a sua força e decidirem os rumos de mais uma data-base. As propostas apresentadas até o momento pelos patrões não atendem à reivindicação da Federação dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e sindicatos filiados, nem à pauta aprovada pela categoria, em maio deste ano.

Só que as negociações emperraram e cabe aos metalúrgicos e metalúrgicas da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) decidirem, em assembleia híbrida, quais os próximos passos dos dirigentes sindicais. Todos os (as) trabalhadores (as) da base do SMetal devem participar da decisão, seja ou não associado à entidade.

A votação online será pelo Portal SMetal, começa às 8h de quarta-feira, dia 28, e termina às 17h de sexta-feira, dia 30. Para participar, o (a) metalúrgico (a) deve seguir os seguintes passos:

SINDICALIZADOS: acessar o link no Portal SMetal (acesse aqui) e preencher os dados com o CPF e a data de nascimento, e votar. IMPORTANTE: Na página de votação, os trabalhadores devem votar em todas as propostas e depois clicar em “CONFIRMAR”.

NÃO SINDICALIZADOS: acessar o link no Portal SMetal (acesse aqui) e preencher os campos obrigatórios (nome, CPF, data de nascimento, e-mail e número de celular). Um código será enviado por SMS. Use esse código na tela de votação e acesse o sistema. Na página de votação, os trabalhadores devem votar em todas as propostas e depois clicar em “CONFIRMAR”.

Logo após o fim da votação virtual, a partir das 18h, acontece a assembleia presencial, na sede do SMetal, próxima à Rodoviária. “Seja online ou presencialmente, é importantíssimo que toda a categoria participe. A assembleia desta semana será decisiva, pois definirá quais os rumos tomaremos daqui para a frente, diante de todos os desafios que temos enfrentado nas negociações com os patrões. De forma transparente e democrática, a decisão é sempre dos trabalhadores”, destaca o presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira.

Ele lembra que o sistema de votação virtual é criptografado, auditável e seguro, assim, os trabalhadores podem exercer o direito ao voto de forma sigilosa.

Cenário atual

A data-base dos metalúrgicos deste ano acumula 8,83% de perdas com a inflação. O tema da Campanha Salarial deste ano é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País” e os eixos aprovados na categoria são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, manutenção dos direitos e a reindustrialização do País.

Até a última rodada de negociações, a situação das negociações realizada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) as bancadas patronais sinalizavam, mais uma vez, somente a reposição salarial pela inflação da data-base, parcelada em duas e, em algumas delas, até três vezes.

Na tentativa de mudar esse cenário, nas últimas semanas, o SMetal tem ampliado a mobilização nas fábricas, com assembleias mais longas com os trabalhadores. Nos grupos 10 e aeroespacial, foi deixado claro que não haverá negociação sem a retirada de importantes direitos da Convenção Coletiva. Portanto, as negociações novamente estão ocorrendo por fábrica.

tags
assembleia campanha data-base híbrida online patronal presencial Proposta reajuste salarial sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM