Metalúrgicos da FEM/CUT-SP entregam reivindicações e abrem campanha salarial

Entre as principais reivindicações estão aumento real (acima da inflação), licença-maternidade de 180 dias e redução da jornada para 40 horas semanais

Imprensa SMetal e FEM/CUT-SP
Adonis Guerra
O presidente do SMetal, Ademilson Terto, participou da entrega da pauta para os representantes patronais

Após a entrega da pauta de reivindicações aos diversos grupos econômicos, que ocorreu na tarde de ontem, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), representantes dos 14 sindicatos de metalúrgicos – ligados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT) em São Paulo – deram início à campanha salarial da categoria. A data-base é 1º de setembro.

Estão em campanha mais de 215 mil trabalhadores na base da FEM, excluídas as montadoras (42 mil metalúrgicos), que discutem diretamente com os sindicatos em suas respectivas bases. Neste ano só serão negociadas as cláusulas econômicas, as sociais têm validade de dois anos e estão em vigor até 31 de agosto de 2015. Porém, os metalúrgicos continuarão reivindicando suas principais bandeiras.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Ademilson Terto da Silva, que esteve “in loco” para acompanhar a entrega da pauta, entre as principais reivindicações estão aumento real (acima da inflação), licença-maternidade de 180 dias e redução da jornada para 40 horas semanais (veja abaixo a relação completa). Alguns grupos patronais – casos dos grupos 2 e 3 – já têm a licença de 180 dias em seus acordos coletivos.

O presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques da Silva (Biro-Biro), pediu empenho e otimismo dos representantes patronais na condução das negociações e salientou que, embora o cenário econômico não tivesse sido bom no primeiro semestre, a notícia favorável é que a indústria da transformação começa a apresentar sinais de recuperação neste segundo semestre.

“Queremos fazer uma campanha rápida e equilibrada. Nunca enfrentamos conjunturas favoráveis nas nossas negociações. Mas o nosso ramo tem disposição de luta e determinação e isso nos motivará a fechar acordos vitoriosos, que beneficiarão todos os metalúrgicos da base no Estado”, frisou o presidente Biro-Biro.

Em Sorocaba, a aprovação da pauta de reivindicações da campanha salarial aconteceu no dia 9 de junho, na própria sede do SMetal. Na oportunidade, foram discutidas estratégias de mobilização para obter conquistas, entre outros temas relacionados à organização da campanha salarial da categoria. Na ocasião, houve a presença de mais de 60 pessoas, que debateram e aprovaram a pauta de reivindicações.

Calendário
A Federação aguardará o calendário de negociação das bancadas patronais para dar início às negociações da Campanha Salarial.

Reivindicações da FEM-CUT/SP
Reposição dos salários pelo índice integral da inflação;
Aumento real de salário;
Valorização dos pisos;
Licença Maternidade de 180 dias para os grupos patronais que ainda não concedem este benefício às trabalhadoras;
Redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução no salário.

Base FEM-CUT/SP em Campanha
A data-base da categoria é 1º de setembro e estarão em Campanha cerca de 215 mil metalúrgicos, de um total de 251 mil na base da FEM no Estado. Neste ano só serão negociadas as cláusulas econômicas, as sociais têm validade de dois anos e estão em vigor até 31 de agosto de 2015.

Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) – 89,139 mil trabalhadores
Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos) – 51,531 mil trabalhadores
Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros) – 41,872 mil trabalhadores
Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) – 23,825 mil trabalhadores