Pressão

Metalúrgicos da Clarios protestam em busca de valorização salarial

Em reunião nesta semana, representantes da empresa agiram com descaso à pauta dos trabalhadores e se recusaram a negociar melhorias. Protestos foram realizados em todos os turnos e, logo depois, nova rodada de negociação foi agendada para esta quarta, dia 20

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
A proposta de complemento à cesta de Natal foi rejeitada também pelos trabalhadores da Clarios que, imediatamente, iniciaram os protestos

O descaso de representantes da Clarios durante a negociação da pauta de valorização salarial dos metalúrgicos resultou em protestos de duas horas, em todos os turnos, entre os dias 18 e 19 de outubro. A mobilização teve como objetivo pressionar a empresa a apresentar uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores, que foi apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Logo após os protestos, os representantes da fabricante de baterias entraram em contato com os membros do Comitê Sindical da Clarios e agendaram uma nova rodada de reunião para a tarde desta quarta-feira, dia 20.

Segundo o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), membro do CSE da Clarios, foi a postura dos representantes da empresa na reunião realizada na última segunda-feira, 18, que ocasionou os protestos. “Além de questionar a legitimidade da reivindicação dos metalúrgicos, a única melhoria apresentada foi um complemento à cesta de natal, para mês de dezembro. Esperamos que na próxima reunião eles mudem não só a proposta, mas também esse descaso referente à pauta dos trabalhadores ”, afirma.

E completa: “nós queremos melhorias na cesta de natal também, mas não dá para condicionar essa questão na pauta de valorização, que foi aprovada pelos trabalhadores. Seja com um plano de carreira decente, melhorias no salário ou ainda nos benefícios, o nosso objetivo nessa negociação é devolver o poder de compra aos metalúrgicos que foram brutalmente penalizados com a inflação dos últimos meses”.

Os membros do CSE da Clarios, Joel Américo de Oliveira e Everton da Silva Souza (Beiço), também criticaram a falta de respeito da empresa durante a negociação. Segundo eles, o Sindicato sempre deu prioridade ao bom debate e respeito mútuo nas discussões, mas nunca se privou de utilizar as ferramentas de luta para buscar melhorias.

“A pauta é dos trabalhadores e não somente do Sindicato. Os metalúrgicos da Clarios, que sempre foram exemplo em mobilização na categoria, já demonstraram estar dispostos a lutar pela valorização salarial. E nós, enquanto entidade que os representa, estamos abertos ao diálogo para chegar a um acordo o mais rápido possível”, disse Joel.

A proposta de complemento à cesta de Natal, que já havia sido reprovada em mesa pelo CSE, foi rejeitada também pelos trabalhadores da fábrica e, imediatamente, foi dado início aos protestos. “Caso a empresa continue com essa postura, novos protestos podem ser realizados e não descartamos a paralisação da produção”, finaliza Bizu.

Além da Clarios, a pauta de valorização salarial foi enviada para metalúrgicos de mais 19 empresas de Sorocaba e região que estão com a produção em alta e há margem para melhorias além do reajuste aprovado na Campanha Salarial de 2021.

A Clarios (antiga Johnson Controls) é líder no segmento de tecnologia de baterias de veículos, tem mais de 1200 trabalhadores e fica na Avenida Independência, em Sorocaba.

aumento Benefício bizu Clarios everton grade joel negociação salarial sindicato valorização