Negociado pelo SMetal

Grupo 10: Trabalhadores da Nipro aprovam acordo da Campanha Salarial

Proposta de reajuste salarial e renovação das cláusulas sociais foi negociada pelo SMetal e aprovada por unanimidade nesta quinta-feira, dia 14; empresas do G10 sem acordo devem denunciar ao Sindicato

Foguinho/Imprensa SMetal
A proposta negociada pelo SMetal foi aprovada pelos trabalhadores da Nipro em assembleia realizada nesta quinta-feira, dia 14

Após pressão da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a empresa Nipro, que faz parte do Grupo 10, voltou atrás sobre parcelar a inflação e chegou ao reajuste salarial de 10,42%, pago em uma única parcela, retroativo a setembro de 2021. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores da fábrica em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14.

Além do reajuste salarial, foi garantida a renovação das cláusulas sociais por mais um ano. Desde que foi aprovada a Reforma Trabalhista, que decretou o fim da ultratividade dos acordos coletivos e retirou direitos trabalhistas, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT) e os sindicatos filiados têm se empenhado para garantir a manutenção dos direitos previstos nas Convenções Coletivas.

“Seja por Convenção ou acordo coletivo, como é no caso da Nipro, as cláusulas sociais são de extrema importância, pois trata-se de uma das últimas ferramentas que protege os metalúrgicos no local de trabalho e garante melhorias como auxílio creche, estabilidade pré-aposentadoria, entre outras”, enfatiza o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha.

Parcelamento do reajuste

Desde que as bancadas patronais começaram a sugerir um possível parcelamento do reajuste em duas e até mesmo três vezes, o SMetal e a FEM deixaram claro que não aceitariam a proposta. “Nós rejeitamos a proposta na mesma hora e deixamos claro que aqui não é Casas Bahia e que só aceitaríamos se o reajuste fosse realizado de uma vez só e retroativo à data-base”, explica Saldanha.

O Grupo 10 foi a única bancada patronal que sequer apresentou uma proposta da Campanha Salarial 2021 para a FEM-CUT/SP e, por isso, o SMetal está negociando por fábrica e tem reforçado a importância dos trabalhadores denunciarem onde não há acordo. Fazem parte do G10 pequenas e micro empresas de diversos segmentos, como fabricantes de lâmpadas, equipamentos odontológicos, oficinas mecânicas, retíficas, material bélico, entre outras.

DENUNCIE: Os trabalhadores de empresas que não fecharam acordo da Campanha Salarial 2021 devem denunciar aos dirigentes do SMetal pelo telefone (15) 3334-5400, pelo WhatsApp (15) 99714-9534 ou pelo Portal SMetal, no campo ‘Denuncie’.

acordo campanha denúncia G10 grupo 10 Nipro salarial saldanha sindicato Sorocaba Votação