Pauta de reivindicações

Coletivo de Mulheres da FEM discute propostas para Campanha Salarial

O Coletivo de Mulheres do SMetal participou na quarta, 7, de reunião convocada pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP para debater propostas para a Campanha Salarial 2023 e outras pautas

Imprensa FEM-CUT/SP
Jônatas Rosa

Foi a primeira reunião convocada pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP no novo mandato / Foto: Jônatas Rosa

As dirigentes dos sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), que compõem o Coletivo de Mulheres da entidade, se reuniram na manhã da última quarta-feira, 7, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu. Do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participaram as dirigentes Cleide Bueno da Silva (Flextronics), Lindalva Linhares da Silva Martins (Flextronics), Nazaré Inocencia da Silva (Flextronics), Priscila dos Passos Silva (Gestamp) e Priscila Regiane da Costa (Apex Tool).

Esta foi a primeira reunião convocada pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP neste novo mandato. Além de Sorocaba, participaram dirigentes dos sindicatos dos metalúrgicos do ABC, Itu, Salto e São Carlos. O presidente da Federação, Erick Silva, e o presidente do Sindicato de Itu, Manoel Neres, estiveram na abertura do encontro para saudar as sindicalistas e destacar a importância do debate

Durante toda manhã, as metalúrgicas discutiram diversas pautas, como: elaboração do calendário 2023, a construção de propostas para a Campanha Salarial 2023, atividade da Lei Maria da Penha e dos sindicatos filiados à Federação.

Um dos principais pontos do encontro foi a discussão acerca da Campanha Salarial 2023. O direcionamento das dirigentes foi pela manutenção dos direitos já garantidos nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) dos metalúrgicos e metalúrgicas, e a luta por avanços.

Para a secretária de mulher trabalhadora da FEM, Ceres Ronquim, a reunião foi muito positiva. “Esse encontro tem um papel muito importante na elaboração de propostas para compor a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023. Temos um grande desafio pela frente em mais uma negociação que se aproxima e vamos seguir firmes para garantir que as trabalhadoras sejam bem representadas”.

Ceres completa que avançar também nas pautas feministas é um trabalho constante do Coletivo de Mulheres da FEM-CUT/SP. “Nosso compromisso com a mulher e com a trabalhadora acontece dentro e fora da fábrica, seja nas negociações com as empresas metalúrgicas, seja em pautas que são comuns a todas nós, como a Marcha das Margaridas, que estaremos presentes. Seguimos sempre nessa luta”.

Erick Silva, presidente da Federação, destacou que a luta em prol das mulheres é um compromisso de toda entidade. “Estamos sempre trabalhando para ampliar os direitos das companheiras, aprendendo cada dia mais e nos empenhando em fazer com que as mudanças necessárias aconteçam. Por isso, contem sempre com todos nós”.

Campanha Salarial 2023

A Campanha Salarial 2023 dos metalúrgicos e metalúrgicas da base da FEM-CUT/SP já teve início. No próximo dia 17 acontece a plenária estatutária que define o tema, eixos e pauta de reivindicações da Campanha Salarial. O encontro será realizado em Cajamar.

A pauta de reivindicações deste ano está prevista para ser entregue para as bancadas patronais no início de julho. A data-base dos metalúrgicos está acumulada em 4,05%. O número representa as perdas salariais da categoria desde a última negociação, finalizada em setembro de 2022, e leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

campanha coletivo fem metalúrgica mulher pauta salarial SMETAL Sorocaba