Busca
Recebimento

Bancos têm até 12 dias úteis para pagar dinheiro “esquecido” via Pix

O sistema do Banco Central (BC) que permite a consulta a valores esquecidos em bancos começou a operar na última semana; estimativa é de que 28 milhões de brasileiros têm recursos a receber

Portal CUT
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pix é a modalidade de pagamento instantânea do Banco Central, que opera o Brasil desde 2020

Pix é a modalidade de pagamento instantânea do Banco Central, que opera o Brasil desde 2020

As instituições financeiras terão um prazo de 12 dias úteis para depositar nas contas correntes dos brasileiros que têm dinheiro esquecido nos bancos, caso o pedido de resgate seja feito por meio do Pix, segundo o Banco Central (BC).

Quem acessar o Sistemas de Valores a Receber (SRV) do BC e descobrir que tem direito ao resgate, deve entrar no mesmo site para saber o valor a receber e solicitar a transferência na data agenda pelo sistema. Se quiser receber via Pix deve informar umas das chaves cadastradas e alguns dados pessoais caso o banco precise entrar em contato.

Se o banco não oferecer a possibilidade de resgate dos recursos por meio do Pix, o BC vai disponibilizar o e-mail e telefone da instituição para que seja feito o contato e o banco possa fazer o pagamento ao cliente.

Os pedidos de devolução poderão ser feitos a partir do dia 7 de março, dependendo da data de nascimento do cliente ou da criação da empresa.

Primeira fase

No total, 28 milhões de brasileiros – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas – têm dinheiro esquecido nos bancos e poderão solicitar o saque nesta primeira rodada de liberação dos recursos.

Segunda fase

Quem acessou o novo site para consulta a dinheiro esquecido em bancos e foi informado de que não tem valores a receber, terá uma nova chance em maio. Segundo o Banco Central, haverá uma segunda fase de liberação do dinheiro esquecido nos bancos a partir de 2 de maio.

Para sacar é preciso ter conta no Gov.br

Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo app Gov.br (Google Play e App Store). Será exigido um cadastro nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato.

Dinheiro esquecido nos bancos não resgatado após 60 dias pode ir para Prefeituras

tags
Banco Central bancos Dinheiro Dinheiro esquecido instituições financeiras pix transferencia
VEJA
TAMBÉM