SMetal na fábrica

Assembleia sobre negociação de PPR e outras pautas é realizada na Clarios

Além de informar o andamento das negociações do Programa, os dirigentes esclareceram dúvidas sobre atraso na cesta básica e o direito à homologação do Sindicato; assembleias ocorreram nos dias 9 e 10

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores dos segundo turno da Clarios

Para esclarecer o andamento de algumas negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Clarios, os dirigentes membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE) realizaram assembleias com os trabalhadores nos dias 9 e 10 de março, em todos os turnos. Entre as pautas está o atraso na cesta básica e a situação das discussões do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, além de denúncias de assédio moral na fábrica.

Sobre o PPR, os dirigentes do SMetal explicaram que estão na fase de debate das metas e que, até o momento, a empresa tem apresentado números bastante altos em comparação ao ano anterior. Por isso, eles reforçaram a importância da mobilização dos trabalhadores caso as negociações emperrem.

Outro informe repassado aos funcionários da Clarios foi referente à homologação. Os dirigentes alertaram que os metalúrgicos devem informar à empresa caso desejem fazer a rescisão do contrato de trabalho no Sindicato. “É um direito do trabalhador, até mesmo para que sejam verificadas se todas as verbas rescisórias e outros direitos garantidos pela Convenção Coletiva estão sendo pagas corretamente”, enfatizou o dirigente do SMetal, Joel Américo.

Mês da Mulher

A importância da luta das mulheres trabalhadoras também foi destaque nas assembleias. O tema foi pauta da Folha Especial desta semana, que está sendo distribuída em toda a categoria (confira aqui).

Além de falar do perfil da mulher metalúrgica em Sorocaba e região, o jornal apresenta as dirigentes que formam o Coletivo do SMetal. Inclusive, Priscila dos Passos e Nazaré da Silva, estiveram presentes na assembleia com os trabalhadores do segundo turno para entregar o material e dialogar com os metalúrgicos e as metalúrgicas sobre a necessidade de união da categoria na busca por equidade e condições justas às mulheres nas fábricas.

Leandro Soares, presidente do SMetal, também falou da importância do Coletivo de Mulheres do Sindicato e dos homens somarem às suas lutas. “Eu não tenho propriedade alguma de falar em nome das companheiras, mas, enquanto homens, é nossa obrigação de garantir condições para que a luta delas sejam viáveis. Enfrentar o machismo também é uma batalha nossa!”.

Também participaram das assembleias o diretor executivo do Sindicato, Antônio Welber Filho (Bizu), e os membros do CSE da Clarios, Agnaldo José Bastos (Huga), Elessandro Souza da Silva Maciel (Neguinho) e Everton da Silva Souza (Beiço).

A Clarios (antiga Johnson Controls) é líder no segmento de tecnologia de baterias de veículos, tem mais de 1200 trabalhadores e fica na Avenida Independência, em Sorocaba.

andamento bizu Clarios CSE informativa joel leandro mulher negociação PPR Priscila programa sindicato SMETAL Sorocaba