Participação nos Resultados

Acordo de PPR 2022 é aprovado pelos metalúrgicos da Mekra Lang

Em comparação ao Programa anterior, houve um crescimento de 10,5% no valor total negociado pelo SMetal e a Comissão de PPR; assembleia aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, e tratou ainda da importância da Campanha Salarial

Foguinho/Imprensa SMetal
Os trabalhadores da Mekra Lang aprovaram a proposta de PPR 2022 em assembleia realizada sexta-feira, dia 15 de julho, na porta da fábrica

Com aumento de 10,5% em comparação ao ano passado, foi aprovado pelos trabalhadores da Mekra Lang, em Sorocaba, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR eleita na fábrica. A assembleia para deliberação da proposta aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 15.

Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal, que é responsável pelas negociações com a empresa, contou que a primeira proposta da autopeça era de um valor igual ao PPR de 2021. “Conforme foram acontecendo as discussões, com muito diálogo e transparência, conseguimos melhorar a proposta. Além dos 10,5% de crescimento no valor, as metas negociadas são alcançáveis. E caso sejam atingidas 95% delas, os trabalhadores recebem 100% do Programa”, explicou.

O Programa será pago em duas parcelas: a antecipação, que representa 50% do PPR, será realizada no mês de julho, e a segunda parcela, atrelada às metas, em março de 2023. O SMetal não divulga os valores e indicadores do Programa para não influenciar as negociações que estão em andamento em outras empresas metalúrgicas, nem expor os trabalhadores.

Campanha Salarial 2022

Na assembleia desta sexta-feira, 15, o vice-presidente do SMetal reforçou a importância da mobilização dos trabalhadores na Campanha Salarial da categoria. A data-base é 1º de setembro e, faltando poucos meses para fechar o índice que é utilizado como parâmetro para as negociações econômicas, as perdas dos metalúrgicos com a inflação está em 9,82%.

“Desde já, esperamos poder contar com a unidade de todos os metalúrgicos da nossa base para conseguirmos garantir um bom acordo nesta data-base. Não será uma campanha nada fácil, inflação alta é sempre uma desculpa para que os patrões tentem parcelar o reajuste em duas ou até mesmo três vezes. E isso não vamos aceitar”, enfatizou.

A Mekra Lang fica no bairro Cajuru, tem cerca de 50 trabalhadores e produz espelhos retrovisores para caminhões e ônibus. Na Campanha Salarial, a empresa faz parte do Grupo 3, que tem cláusulas sociais garantidas até 2023. Portanto, serão negociadas somente as questões econômicas (reajuste salarial, piso, etc.).

assembleia Autopeça campanha lang Mekra plr PPR salarial sindicato SMETAL Sorocaba Valdeci Verdinho vice