Busca
Campanha Salarial 2023

Acordo de aumento real sem teto salarial é aprovado na Sanoh do Brasil

Proposta de acordo da Campanha Salarial foi negociada pelo SMetal e aprovada pelos metalúrgicos da sistemista em assembleia eletrônica, com 97,56% dos votos válidos

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Arquivo: Foguinho/Imprensa SMetal

A Sanoh do Brasil tem aproximadamente 50 trabalhadores, fábrica tubulação para condução de fluídos automotivos para veículos da Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba

Os trabalhadores da Sanoh do Brasil aprovaram, em assembleia eletrônica, o acordo individual referente à Campanha Salarial de 2023. A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e garante reajuste com aumento real nos salários, independente da faixa salarial do trabalhador.

“Muito além de negociarmos um reajuste salarial digno e que atenda às reivindicações aprovadas pela categoria, estamos buscando que esse percentual seja igual para todos os trabalhadores. Conseguimos negociar o fim do teto na Sanoh e levamos essa pauta para outras empresas e também à FEM-CUT/SP”, destaca Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, responsável pelas negociações com a sistemista da Toyota.

E completa: “nosso objetivo é acabar de vez com essa desigualdade imposta todos os anos pelos patrões, que é o teto salarial. Para isso, esperamos contar com a unidade e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em mais essa luta”.

A Sanoh do Brasil está cadastrada no Grupo 3, que tem as cláusulas sociais garantidas até 31 de agosto de 2024. Por isso, o SMetal negociou somente as cláusulas econômicas diretamente com a empresa. A decisão de discutir acordos individuais foi tomada na semana passada, devido à morosidade e descaso das bancadas patronais, que se recusam apresentar propostas que atendam às reivindicações dos trabalhadores.

Na assembleia eletrônica foi aprovada ainda a manutenção do pagamento do vale-alimentação aos trabalhadores afastados por auxílio doença, acidentário ou por licença-maternidade. A votação online ficou disponível no Portal SMetal por 24 horas, entre os dias 26 e 27 de outubro.

Dos 44 trabalhadores da empresa que podiam votar, 41 participaram da assembleia (quórum de 93,18%). Desses, 40 (97,56%) foram favoráveis à proposta de reajuste salarial e somente 1 (2,44%) optou pela abstenção. A ferramenta utilizada pelo Sindicato para votação da proposta é criptografada, garantindo segurança, privacidade e auditabilidade.

Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba. A Sanoh do Brasil fabrica tubulação para condução de fluídos automotivos para veículos da Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba.

tags
acordo aumento campanha negociação salarial salário sanoh sindicato sistemista SMETAL Sorocaba teto
VEJA
TAMBÉM