Busca
Reciclagem

25 anos do Ceadec: um legado de luta pela implantação da coleta seletiva em Sorocaba

SMetal realiza articulações junto às empresas metalúrgicas para apoio ao trabalho do Ceadec

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Além das doações de resíduos, às cooperativas também têm necessidade de melhorias para o cotidiano dos cooperados.

O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC) completa, nesta terça-feira, 5, 25 anos de atuação na assessoria de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, assistência técnica e empreendimentos econômicos de catadores, em defesa do meio ambiente e da geração de renda.

Fundada e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a entidade trabalha com a elaboração, implantação e assessoria de projetos que fomentem a atuação de Empreendimentos Econômicos Solidários para combater a exclusão e segregação social para gerar emprego e renda, assessorando cooperativas de reciclagem, como a Coopervida Sorocaba e Alumínio, a Coresp Salto de Pirapora, a Comarps Pilar do Sul e a rede Solidária Cata-Vida.

Em média, as cooperativas ligadas ao Centro de Estudos separam, prensam e vendem mais de 50 toneladas de resíduos por mês, mas ainda é um valor muito abaixo do total produzido na cidade. 

O trabalho da entidade já foi reconhecido diversas vezes, como quando ganhou o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, edição 2012, em 1º lugar, na categoria “Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional” com o Diploma de Reconhecimento de Mérito, pela experiência que o Ceadec acumula na organização dos catadores de materiais recicláveis da Rede Solidária Cata-Vida. Em 2015, a entidade ficou entre as dez ganhadoras do Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, na categoria Rede de Empreendimentos Econômicos Solidários e, em 2016, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba pelos projetos desenvolvidos, com relevância social e ao meio ambiente no município e região.

A presidenta do CEADEC, Rita Viana, destaca que a entidade forjou um legado de fomento da educação ambiental junto à população, gerando renda para mais de 800 catadores que passaram pela entidade. 

“E nós temos aí, há 25 anos, uma luta pela implantação da coleta seletiva e inclusão dos catadores e catadoras em mais de 30 cidades. E agora a nossa expectativa é atuar não só na área de catadores e catadoras, mas também na formalização de empreendimentos econômicos solidários, através da geração de renda e trabalho”, afirma Rita.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, ressalta que o Ceadec há mais de duas décadas desempenha um papel fundamental para a região de Sorocaba.

“Em sua base fundadora, o Ceadec cumpre um papel que deveria constar nas políticas públicas de Sorocaba, uma demanda não atendida pelo Poder Público de proteger o meio ambiente e gerar renda para a população mais vulnerável”, afirma Leandro.

Novos projetos

O SMetal tem articulado junto às empresas metalúrgicas de Sorocaba e Região parcerias com o Centro de Estudos. No total, já foram realizados diálogos com seis empresas, que em sua maioria já se comprometeram a doar materiais recicláveis como garrafas pet, latas de alumínio, vidro, plástico, papelão, embalagem, papel e material eletrônico. 

Antônio Welber Filho (Bizu), dirigente do SMetal, explica que as articulações com as empresas e o CEADEC estão dentro do objetivo do sindicato de promover a cidadania, nesse caso através da discussão socioambiental e respeito ao meio ambiente. 

“Essas parcerias são muito importantes para minimizar o impacto dos resíduos no meio ambiente, colocando eles de volta no ciclo, além de garantir uma renda aos cooperados, que em sua maioria sustentam suas famílias”, afirma Bizu.

Empresas e entidades que queiram ajudar na preservação do meio ambiente e geração de renda podem firmar parcerias com as cooperativas. Tanto o CEADEC, quanto o SMetal, estão disponíveis para organizar visitas para conhecer e verificar a realidade e as necessidades das cooperativas. 

Além das doações de resíduos, às cooperativas também têm necessidade de melhorias para o cotidiano dos cooperados, como reforma do refeitório, equipamentos de separação e beneficiamento dos materiais. 

Para isso, basta procurar a diretoria do SMetal, através do contato pelo telefone 15 99699-3061 (Whatsapp) ou pelo e-mail [email protected].

tags
ceadec geração de renda meio ambiente reciclagem Sindicato Cidadão
VEJA
TAMBÉM