Busca
ANIVERSÁRIO

31 anos após implementação, Sindicato Cidadão segue promovendo mudanças sociais

Conceito inclui debates e ações para além da fábrica, em defesa de direitos sociais, como saúde, educação, cultura e emprego

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Imprensa SMetal

Ao longo dos 30 anos, o Sindicato Cidadão esteve presente em outras dezenas de conquistas e realizações para a região

Apenas 571 votos de diferença foram necessários para mudar para sempre a história do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Há 31 anos, no dia 24 de setembro de 1992, a Chapa 1, liderada por Carlos Roberto de Gáspari, tomou posse e implementou uma forma pioneira de fazer sindicalismo que transformou o Brasil: o Sindicato Cidadão.

“Nós não podemos em hipótese alguma achar que o trabalhador tenha duas vidas, uma dentro do local de trabalho e outra fora.” (Carlos Roberto de Gáspari)

Com debates e ações para além da fábrica, a implementação do conceito entre os metalúrgicos do interior paulista resultou em diversas parcerias, ações sociais, respeitabilidade social e conquistas políticas que entraram para a história e que, em 2023, seguem impactando a vida de milhares de pessoas em Sorocaba e região.

Uma delas é a Campanha Natal Sem Fome, criada em 1993, que arrecada e destina alimentos à famílias em situação de vulnerabilidade social em Sorocaba e região. Anos depois, em 2005, o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) surge para combater a fome, por meio da eliminação do desperdício de alimentos, promovendo a garantia do direito humano à alimentação adequada.

“O Sindicato Cidadão cumpre um papel que o Poder Público não cumpre.” (Leandro Soares, presidente do SMetal)

Ao longo dos 30 anos, o Sindicato Cidadão também esteve presente em outras dezenas de conquistas e realizações para a região, como o apoio e participação no Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), além do Fórum de Desenvolvimento Regional, Programa de Alfabetização de Adultos e Movimento pela Qualificação do Trabalhador. Em 2023, outras três iniciativas somam-se a essa história: a Campanha do Agasalho, o SMetal do Bem e, ainda, o Cine SMetal.

“Hoje, o Sindicato Cidadão debate o combate à fome, miséria, desigualdade social e direitos da sociedade. Coisas que, inclusive, estão na Constituição, mas que sabemos muito bem que não funcionam como deveriam”, afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Ampliação da voz dos metalúrgicos

Além das iniciativas sociais, outra prioridade do Sindicato Cidadão é ampliar a voz dos metalúrgicos de Sorocaba e região. Foi assim que elegeram como deputado estadual, em 1994, o sindicalista Hamilton Pereira, que ficou na Assembleia Legislativa por 20 anos e foi autor de mais de 40 leis, como a Escola da Família e a Região Metropolitana de Sorocaba.

Posteriormente, os metalúrgicos elegeram, também, os ex-vereadores Arnô Pereira e Izidio de Brito Correia, atual secretário de Organização do SMetal. “O conceito de Sindicato Cidadão deu amplitude no movimento sindical e uma significância muito grande do ponto de vista do que representa uma categoria organizada”, afirma Izídio.

Conteúdo especial

Nesta semana, as mídias sociais do SMetal estão recebendo uma série de conteúdos em comemoração aos 31 anos da implementação do Sindicato Cidadão. Confira um dos vídeos publicados aqui.

tags
Banco de Alimentos Carlos Roberto de Gáspari ceadec Leandro Soares Natal Sem Fome Sindicato Cidadão
VEJA
TAMBÉM