Meio ambiente e cooperativismo

SMetal articula parcerias para promover responsabilidade socioambiental

Entidade e CEADEC negociam coleta de material reciclável de empresas metalúrgicas, contribuindo com a preservação do meio ambiente e geração de renda

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Gabriela Guedes

As cooperativas ligadas ao Centro de Estudos separam, prensam e vendem mais de 50 toneladas de resíduos por mês, mas ainda é um valor muito abaixo do total de resíduo produzido na cidade

O SMetal tem articulado junto às empresas metalúrgicas de Sorocaba e Região parcerias com o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC), que assessora cooperativas de reciclagem, como a Coopervida Sorocaba e Alumínio, a Coresp Salto de Pirapora, a Comarps Pilar do Sul e a rede Solidária Cata-Vida.

No total, já foram realizados diálogos com seis empresas, que em sua maioria já se comprometeram a doar materiais recicláveis como garrafas pet, latas de alumínio, vidro, plástico, papelão, embalagem, papel e material eletrônico.

Dados da Prefeitura de Sorocaba apontam que 500 toneladas de resíduo domiciliar são produzidas por dia. Desse total, apenas 3% é reciclado e o restante é enviado para aterro sanitário no município de Iperó, desperdiçando materiais que poderiam voltar ao ciclo da reciclagem e gerar de renda.

O objetivo das parcerias é justamente garantir que as empresas destinem de forma correta seus resíduos, em conformidade com as legislações vigentes, e que também contribuam para promover a geração de renda.

Antônio Welber Filho (Bizu), dirigente do SMetal, explica que as articulações com as empresas e o CEADEC estão dentro do objetivo do sindicato de promover a cidadania, nesse caso através da discussão socioambiental e respeito ao meio ambiente.

“Essas parcerias são muito importantes para minimizar o impacto dos resíduos no meio ambiente, colocando eles de volta no ciclo, além de garantir uma renda aos cooperados, que em sua maioria sustenta suas famílias”, afirma Bizu.

Rita Viana, presidenta do CEADEC, afirma que a maioria das empresas busca a iniciativa privada para o descarte dos resíduos e afirma que pode ser diferente e ainda contribuir para melhorar a vida de todos e todas envolvidos. “A cooperativa pode fazer coleta do material, pode ampliar seu quadro de cooperados, que hoje estão em situação de vulnerabilidade social”.

Sobre o CEADEC

O CEADEC atua na assessoria de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, assistência técnica e empreendimentos econômicos de catadores desde 1999, quando criou a primeira Cooperativa de Catadores e Catadoras em Sorocaba.

Além disso, a entidade trabalha com a elaboração, implantação e assessoria de projetos que fomentem a atuação de Empreendimentos Econômicos Solidários para combater a exclusão e segregação social para gerar emprego e renda.

Em média, as cooperativas ligadas ao Centro de Estudos separam, prensam e vendem mais de 50 toneladas de resíduos por mês, mas ainda é um valor muito abaixo do total de resíduo produzido na cidade.

Resíduos e meio ambiente

No mundo, 20 empresas são responsáveis por 55% do resíduo plástico, segundo o Índice Plastic Waste Markers, intensificando a crise climática. O Programa Copérnico, programa espacial da União Europeia, registrou que o mês de julho de 2023 foi o mais quente da história.

Em média, cada brasileiro gera 379,2 kg de resíduos por ano, totalizando 82 milhões de toneladas. Desses, 33,6% são materiais recicláveis secos, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, ligado à Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).

Segundo o Anuário da Reciclagem de 2022, mais de 1,3 toneladas de resíduos foram reciclados no ano passado por cooperativas de catadores no Brasil.

Geração de renda

Segundo dados da Vigilância Socioassistencial, 36.256 pessoas vivem na extrema pobreza em Sorocaba. Isto é, vivem com até R$89,00 per capita, e 15.728 pessoas vivem na pobreza com entre R$89,00 e R$178,00 per capita por mês, o que demonstra que mais de 50 mil pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, o que explicita a necessidade urgente da geração de emprego e renda.

No total, as cooperativas assessoradas pelo CEADEC contam com 45 cooperados, que têm suas vidas transformadas com um trabalho digno. A cooperada Norma Pinheiro Barreto de Melo, da Coopervida, tem orgulho de ser cooperada, pois disse que ajuda a “limpar o meio ambiente e ganhar uma renda para ajudar a minha família”. Com esse trabalho, os cooperados recebem em média 1,5 salário mínimo.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, afirma que fomentar a geração de renda faz parte da luta de um sindicato cidadão. “Temos esse compromisso histórico de melhorar a vida da população de Sorocaba, e nossa parceria com o Ceadec e com as empresas são fundamentais”.

Novos projetos

Empresas e entidades que querem ajudar na preservação do meio ambiente e geração de renda podem firmar parcerias com as cooperativas. Tanto o CEADEC, quanto o SMetal, estão disponíveis para organizar visitas para conhecer e verificar a realidade e as necessidades das cooperativas.

Além das doações de resíduos, as cooperativas também têm necessidade de melhorias para o cotidiano dos cooperados, como reforma do refeitório, equipamentos de separação e beneficiamento dos materiais.

Para isso, basta procurar a diretoria do SMetal, através do contato pelo telefone 15 99699-3061 (Whatsapp) ou pelo e-mail [email protected].

baixa renda ceadec geração de emprego meio ambiente parcerias rede cata vida