Negócios

Visteon pouco animada com oferta da Johnson Controls

Jonhson Controls (Enertec) possui fábrica em Sorocaba, que produz baterias automotivas

Autodata

As dificuldades já enfrentadas em outras negociações com a Johnson Controls e algumas dúvidas com relação à proposta podem impedir a conclusão da venda das divisões de interior e eletrônica da Visteon. O valor oferecido é US$ 1 bilhão 250 milhões. Em nota a empresa confirmou a oferta e disse que alguns pontos não estavam claros:

“Em meados de maio enviamos correspondência solicitando alguns esclarecimentos, mas ainda faltam importantes informações sobre a perspectiva real de aumento do valor para nossos componentes”.

A empresa alega que a proposta chegou muito tarde e que teve experiências difíceis com a Johnson Controls em transações anteriores: “Estamos conscientes de que a exploração de uma operação desta dimensão e alcance neste momento poderia desviar a empresa do seu principal objetivo, que é concluir o processo de reorganização em curso”.

Apesar de continuar dialogando com a Johnson Controls a Visteon afirma que seguirá trabalhando para sair da concordata.

Em seu anúncio a Johnson Controls afirma que o interesse pelas divisões está relacionado à forte presença no mercado chinês e à expansão significativa em tecnologia e da capacidade produtiva mundial. A empresa calcula que a combinação das operações poderia gerar mais de US$ 7 bilhões de lucro em 2011.

Segundo seu presidente, Stephen Roell, a aquisição seria excelente ajuste estratégico para os negócios da Johnson Controls, garantiria o aumento da escala global e a complementação do portfólio de produtos, além de intensificar o relacionamento com os clientes.

Economia Enertec Johson Controls Negócios