Busca
Opinião

Vamos virar essa página da injustiça brasileira

O editorial da Folha Metalúrgica nº 909 convoca a população brasileira para ir às ruas no dia 10 de agosto reivindicar seus direitos e dar o grito de descontentamento contra todas as ações golpistas

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
'O Brasil precisa de um governo que governe para a maioria e não apenas para 1% endinheirada da população'

‘O Brasil precisa de um governo que governe para a maioria e não apenas para 1% endinheirada da população’

O povo brasileiro sabe muito bem o quanto o golpe de 2016 continua a ser prejudicial para o país. Nas pesquisas, as intenções de votos indicam Lula à presidência da República.

Já foram criados mais de dois mil Comitês em defesa de Lula e da Democracia pelo país afora. Inclusive, nesta segunda-feira, 18, mais um comitê será criado. Desta vez, pela subsede de Sorocaba da CUT.

A direita brasileira, principalmente a de toga (a dos juízes), tem pleno conhecimento do poder das ideias de Lula e do projeto que ele representa. Lula representa o povo e não as elites. Por isso, a direita não o quer solto.

Para mantê-lo preso, a direita passa por cima de tudo, até da Constituição. O juiz Sérgio Moro desrespeita decisão de seu superior o desembargador TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) Rogério Favreto, de soltar Lula.

Se vivêssemos realmente em uma democracia, a decisão de Favreto (instância superior) não estaria subordinada à de Gebran Neto (relator da Lava Jato) e nem poderia ser submetida a uma nova avaliação pelo colega de tribunal.

Mas para encerrar o circo jurídico, no domingo, no desespero das elites, recorreram ao presidente do TRF-4, Thompson Flores, e a decisão final foi a de não soltar Lula.

O ex-presidente está preso sem nenhuma prova, apenas com acusações frágeis. Ele tem o apoio internacional de grandes lideranças, inclusive, de ex-presidentes. Enquanto isso, a Reforma Trabalhista, a privatização do petróleo brasileiro, a liberação dos agrotóxicos proibidos em outras partes do mundo, e assim segue a cartilha neoliberal.

É para isso que eles precisam manter Lula preso, a qualquer custo. Para continuar a esfoliar o país e seus trabalhadores em prol do lucro do capital financeiro. Capital esse que não retorna ao Brasil em impostos, para melhorias na Educação, na Saúde, em estrutura, não retorna, só vai ao custo do suor dos brasileiros.

Apoiar Lula Livre é uma questão de soberania nacional. É uma luta por reestabelecer a democracia. É a defesa do nosso petróleo, da nossa energia (Eletrobas), dos nossos direitos trabalhistas, do nosso direito à aposentadoria digna.

Esse é o programa que queremos, o projeto que defendemos. O Brasil precisa de um governo que governe para a maioria e não apenas para 1% endinheirada da população.

No próximo dia 10 de agosto haverá protesto nacional e são nossas vidas que estão em jogo. Vamos às ruas para reivindicar o que é nosso, para dar o nosso grito de descontentamento contra todas essas ações golpistas. Mobilizado, o povo pode mais!

tags
agosto cut democracia direito Editorial injustiça Lula mobilização paralisação Política projeto protesto rua STF toga
VEJA
TAMBÉM