Agricultura Familiar

Trabalhadores rurais da Fazenda Ipanema ganham trator

Na segunda, dia 21, vinte e três famílias que integram a Cooperativa de Produção de Agricultura Familiar São Jorge, no Assentamento Ipanema em Iperó, foram beneficiadas com a doação de um trator

Foguinho/Imprensa SMetal
Famílias do assentamento comemoram entrega de equipamento

Na segunda-feira, dia 21, vinte e três famílias que integram a Cooperativa de Produção Agropecuária de Agricultura Familiar São Jorge, no Assentamento Ipanema, em Iperó, foram beneficiadas com a doação de um trator zero quilômetro feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

A expectativa é a de que com o equipamento, doado em regime de comodato com preferência de compra pela Cooperativa, a produção dos assentados aumente em pelo menos 80%. “Esse trator vai nos ajudar muito, pois, estávamos com muita dificuldade em conseguir atender toda a demanda que existe”, afirma José dos Reis Boaventura, presidente da Cooperativa São Jorge.

Atualmente, todas as famílias ligadas à cooperativa produzem dez culturas em comum. Entre esses produtos estão alface, chicória, mandioca, cheiro verde, cenoura, beterraba e abobrinha. “Com o trator, a previsão é coletar 200 quilos de cada um desses produtos por semana”, acrescenta Boaventura.

Segundo ele, todos os produtos cultivados pela cooperativa são orgânicos, isto é, produzidos sem a aplicação de adubos químicos ou agrotóxicos. Com isso, a cooperativa pode participar de convênios com como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, cuja produção é destinada para a merenda escolar. “Apesar da existência de programas do governo, estadual e federal, nós estávamos com dificuldades em conseguir atender a demanda. Agora, com esse trator, nossa vida vai melhorar muito”, afirma.

Clique aqui e assista a matéria da TV SMetal

Alimentos mais saudáveis

O diretor administrativo do Sindicato, Alex Sandro Fogaça, afirma que a doação do trator é mais uma iniciativa da entidade que criou o conceito de Sindicato Cidadão. “E quem ganha com isso não são apenas as famílias assentadas, que passarão a ter uma renda maior, mas também a sociedade, que receberá mais opções de produtos orgânicos, que são mais saudáveis e não agridem o meio ambiente”, comenta.

Boaventura conta que antes da doação feita pelo Sindicato, todas as famílias da Cooperativa São Jorge, que ao todo tem aproximadamente 150 hectares, dependiam de um único trator da prefeitura de Iperó, que é usado para atender todo o município. “Agora, vamos fazer uma agenda, para que todos os membros da cooperativa possam usar o trator”, afirma o presidente da Cooperativa.

Além do trator novo já entregue, um Case Farmall 80, o Sindicato dos Metalúrgicos também vai doar à cooperativa os implementos necessários como roçadeira, cultivador e carreta. “O que o Sindicato quer é que esses trabalhadores rurais se desenvolvam”, completa Alex.

Luta antiga

O Assentamento Ipanema, no bairro Bacaetava em Iperó, conta com 150 lotes e está organizado em cinco cooperativas. A ocupação dos então trabalhadores rurais sem-terra aconteceu em maio de 1992. Cinco anos depois, em 1997, houve a regularização dos lotes.

Os alimentos orgânicos produzidos pela Cooperativa São Jorge podem ser comprados no varejão da Ceagesp de Sorocaba, às quartas-feiras, das 16h às 22h; ou na Feira Experimental de Transição Agroecológica e Orgânica de Sorocaba, aos sábados, no Parque Municipal “Chico Mendes”, das 9h às 13h.

Dirigentes sindicais e famílias do assentamento comemoram entrega do equipamento (Foto: Foguinho Imprensa SMetal)

José Boaventura, presidente da Cooperativa São Jorge (Foto: Foguinho Imprensa SMetal)

(Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

agricultura familiar Comunicação doação de tratos Imprensa SMetal Iperó pelo sindicato dos metalúrgicos de sorocaba e região