Busca
Schaeffler

Trabalhadores promovem encontro para discutir realidade do Grupo

O sindicalista Manuel Campos, da Alemanha, foi um dos palestrantes do encontro que acontece em Sorocaba

Imprensa Smetal
Foguinho/SMetal
Manuel Campos, do IGmetal da Alemanha, mostrou a realiade daquele país para que brasileiros tivessem elementos comparativos

Manuel Campos, do IGmetal da Alemanha, mostrou a realiade daquele país para que brasileiros tivessem elementos comparativos

Cerca de 20 sindicalistas que representam os trabalhadores das fábricas do Grupo Schaeffler/Continental no Brasil participam desde a manhã desta quarta-feira (25) até à tarde de amanhã (26), em Sorocaba, do 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores do Grupo Schaeffler/Continental.

Durante dois dias os trabalhadores vão discutir uma série de assuntos pertinentes ao mundo do trabalho em todas as fábricas da empresa, de origem alemã, no Brasil.

O sindicalista Manuel Campos, do IG Metal, Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha, é um dos palestrantes. Ele veio da Europa para mostrar as circunstâncias dos trabalhadores metalúrgicos lá fora e compará-las com a realidade de cada planta brasileira do grupo.

Durante sua fala, no começo da tarde desta quarta, Campos destacou a rapidez da legislação trabalhista alemã em relação à brasileira. Ele disse que lá os integrantes das comissões de trabalhadores, que equivale aqui os comitês sindicais de empresa (CSE), não podem ter privilégios, mas também não podem ser prejudicados ou perseguidos devido a suas ações sindicais.

A importância da organização dos trabalhadores em rede, a atuação do Grupo Schaeffler/Continental no Brasil e um comparativo das plantas do grupo pelo mundo foram alguns dos outros assuntos discutidos no encontro.

“As empresas, o Capital, estão se fundindo em grandes grupos com políticas globalizadas. Para fazer frente a tudo isso, os trabalhadores também precisam se unir em rede e se globalizar. É preciso fazer um plano de ações no Brasil e no mundo para enfrentarmos essa nova realidade”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva.

VEJA VÍDEO DO ENCONTRO SCHAEFFLER

tags
encontro Grupo Schaeffler
VEJA
TAMBÉM