Participação nos Resultados

Trabalhadores da Scherdel pressionam e conquistam acordo de PPR 2021

Após rejeitarem uma primeira proposta, membros do SMetal e CSE voltaram a negociar com a empresa e garantiram melhorias no valor do PPR; novo acordo foi aprovado pelos metalúrgicos em assembleia nesta sexta, dia 23

Marcelo Rodrigues

Após pressão dos trabalhadores da Scherdel, que rejeitaram uma primeira proposta durante a semana, foi aprovado nesta sexta-feira, dia 23, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021. A assembleia foi realizada presencialmente, em espaço aberto, respeitando medidas de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras.

Negociada pelo vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), e pelo membro do Comitê Sindical (CSE) da Scherdel, Marcelo Rodrigues, a proposta teve melhorias em relação ao valor apresentado na última terça-feira, dia 21, que foi reprovada por unanimidade.

“Logo após a assembleia de terça, conversamos com os trabalhadores e imediatamente procuramos a empresa para negociar um novo valor que atendesse o que era esperado por eles. E conseguimos graças à união e mobilização dos metalúrgicos”, conta Verdinho.

A primeira parcela será paga ainda no mês de julho deste ano e a segunda, atrelada às metas, em janeiro de 2022. Os valores e indicadores da proposta não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor o metalúrgico.

Campanha Salarial 2021

Na assembleia, os dirigentes falaram ainda sobre a Campanha Salarial dos Metalúrgicos, que tem como data-base o mês de setembro. Faltando dois meses para fechar o total de perdas da categoria, o INPC está acumulado em 8,35%.

A pauta de reivindicações da Campanha foi entregue pela diretoria da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT e do SMetal no dia 29 de junho. O tema deste ano é “Campanha Salarial 2021 é + salário, + vacina, + emprego, + direitos, + unidade”.

A Scherdel tem cerca de 150 trabalhadores, fica na Zona Industrial e fabrica peças e acessórios para veículos.

acordo assembleia lucro marcelo melhoria plr PPR programa resultado scherdel Verdinho