Busca
Aposentaria integral

Trabalhador terá de contribuir por 49 anos

O Governo Temer apresentou, nesta segunda, 5, a Reforma da Previdência (PEC 287), mudando para 65 anos a idade mínima para aposentadoria. As regras valem para homens até 50 anos e mulheres até 45 anos

Imprensa SMetal
Divulgação

Na prática, para ter acesso à média integral do valor contribuído, será preciso trabalhar formalmente por 49 anos

O Governo Michel Temer apresentou, nesta segunda-feira, dia 5, a Reforma da Previdência (PEC 287), mudando para 65 anos a idade mínima para aposentadoria. As regras valem para homens até 50 anos e mulheres até 45 anos. Na prática, para ter acesso à média integral do valor contribuído, será preciso trabalhar formalmente por 49 anos.

O departamento Previdenciário do SMetal orienta que os trabalhadores procurem um advogado para apurar o tempo de contribuição ao INSS e o preenchimento de todas as condições legais, identificando se já possuem o direito à aposentadoria ou quanto tempo ainda falta. A orientação jurídica é fundamental para o melhor encaminhamento do pedido, pois os que já preenchem os requisitos legais para a aposentadoria devem ter o direito respeitado.

Já os que não preenchem todos os requisitos legais terão que aguardar a aprovação da PEC para apurar o tempo de “pedágio” necessário para aposentadoria. Apesar disso, o departamento lembra que cada caso deve ser analisado individualmente, considerando as várias espécies de aposentadorias e os requisitos legais e carências diversas.

Para o presidente SMetal, Ademilson Terto da Silva, há um movimento para retirar direitos dos trabalhadores. “Na Campanha Salarial 2016 tentaram a todo custo tirar nossos direitos e essa reforma vem nesse sentido e atende apenas ao mercado, penalizando o trabalhador”.

Leandro Soares, secretário-geral do SMetal, também critica a PEC 287. “Estaremos vivos para conseguir a aposentadoria? Teremos saúde para desfrutar de tantos anos de trabalho? O governo não leva isso em consideração e nem que, em vários estados brasileiros, a expectativa de vida está abaixo dos 65 anos. Não vamos aceitar isso de cabeça baixa. Temos que ir à luta contra estes ataques diretos à classe trabalhadora”.

Plantão Previdenciário

As questões da Previdência já são atendidas pelo SMetal no Plantão Previdenciário, que é oferecido todas quintas e sextas-feiras na sede do Sindicato. O serviço será ofertado excepcionalmente na próxima quarta-feira, dia 6, das 14h30 às 17h30, sendo necessário agendar com Ana ou Roseli, pelos telefones (15) 3334-5401 e 3334-5447. Informações sobre o atendimento em 2017 podem ser obtidas pelos mesmos telefones a partir de 9 de janeiro.

APOSENTADORIA HOJE

Há duas maneiras para se aposentar atualmente.

POR IDADE: homens precisam ter a idade mínima de 65 anos e mulheres, 60 anos. Em ambos os casos são necessários 15 anos de contribuição à Previdência.

POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: são exigidos 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres. Nesse caso, não se exige idade mínima para requerer a aposentadoria.

E AGORA, JOSÉ?

A PEC 287 propõe que a idade mínima para aposentadoria, tanto para o homem quanto para a mulher, seja de 65 anos, e pelo menos 25 anos de contribuição.

VALOR INTEGRAL

Hoje, a aposentadoria integral significa receber o valor total do chamado salário de benefício, que é a média dos 80% maiores salários recebidos desde julho de 1994. Atualmente, esse teto é de 5.189,82 reais. O cálculo para chegar a esse valor é a regra que soma a idade mais o tempo de contribuição, atingindo 85 pontos (mulheres) e 95 pontos (homens). A proposta do governo Temer é acabar tanto com o Fator Previdenciário quanto com a regra 85/95, estabelecendo cotas para o acesso à aposentadoria integral.

E O QUE ISSO SIGNIFICA?

Significa que, mesmo contribuindo por 25 anos, o trabalhador não terá direito à aposentadoria integral. Com esse tempo de contribuição, o cálculo prevê que o trabalhador terá direito a 76% da base de cálculo do benefício. Depois disso, haverá um aumento de 1 ponto percentual a cada ano.

Caso queira receber um valor superior, o brasileiro deverá continuar no mercado formal após os 65 anos ou começar a trabalhar aos 16 anos. Na prática, para ter acesso à média integral do valor contribuído, será preciso trabalhar formalmente por 49 anos.

VALE PARA QUEM?

Homens com até 50 anos e mulheres, com até 45 anos. A regra vale tanto para servidores públicos e políticos, quanto para o setor privado.

TEM PEDÁGIO

Quem tiver além das idades acima poderá se aposentar dentro das regras atuais, mas pagará pedágio de até 50% para requerer o benefício (se faltar um ano, por exemplo, será preciso trabalhar 18 meses).

tags
ademilson Aposentadoria contribuição contribuir INSS leandro michel PEC 287 pmdb previdencia reforma Silva sindicato SMETAL soares temer terto trabalhador
VEJA
TAMBÉM