Mobilidade em pauta

Toyota destina próteses para Associação Sorocabana de Futebol de Amputados

Além da ASFA, outras entidades foram beneficiadas pelas doações do projeto que, em parceria com a startup Revo e Techtools, visa aproveitar peças de alumínio para converter em próteses ortopédicas

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Cerimônia de entregas das próteses aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 5

Na manhã desta segunda-feira, 5, os representantes da Toyota do Brasil realizaram a entrega de 30 próteses ortopédicas, fruto de uma parceria entre a montadora e as empresas Revo e Techtools. O projeto tem como finalidade utilizar peças de alumínio para a confecção de próteses destinadas às pessoas com mobilidade reduzida.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve presente no encontro, representado pelo presidente da entidade, Leandro Soares, e pelo secretário-geral, Silvio Ferreira. Foi por intermédio do SMetal que, em julho, os representantes da empresa se reuniram na sede com a diretoria da Associação Sorocabana de Futebol de Amputados (ASFA) para debaterem sobre mobilidade e futuras parcerias.

Participaram da atividade o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, a Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota, Viviane Mansi, entre outros representantes internos. Jogadores e jogadoras da Associação Sorocabana de Futebol de Amputados (ASFA) também estiveram no evento, assim como Adilson Nunes, presidente da entidade, e os representantes das demais instituições atendidas.

Em sua fala, Masahiro Inoue reforçou a importância de pensar projetos favoráveis às causas sociais, como, por exemplo, a destinação de resíduos que poderiam ser enviados à reciclagem, mas que, com a ajuda dos parceiros envolvidos, ganharam um novo uso. O CEO afirmou, ainda, que está no planejamento expandir esses projetos para outros países da América Latina.

Hetiele dos Santos, atleta do time feminino da ASFA, foi uma das beneficiadas pelo projeto. “É uma coisa que eu estava esperando há muito tempo. Eu estava com dificuldades para andar porque o ‘pé’ que estou usando está estragado. Então, receber essa prótese pra mim é muito importante”, comentou.

Esse também é o sentimento de Pedro Henrique, atacante no São Bento Futebol de Amputados. O atleta define como “gratificante” o recebimento da prótese e acredita que o material irá ajudar para que os jogadores da ASFA continuem se movimentando. “Só quem tem a deficiência sabe como é complicada a questão da mobilidade, então é muito importante receber essa prótese”.

Neste final de semana, o time mantido pela Associação ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados. “Essas parcerias são um incentivo a mais para que nossos atletas continuem atuando em alta performance e trazendo medalhas e troféus para Sorocaba”, afirma Adilson Nunes (Dinho), presidente da ASFA.

Sindicato Cidadão

O SMetal apoia a ASFA desde 2019, quando a Associação começou seus projetos na cidade. Leandro Soares, presidente do Sindicato, afirma que a parceria é uma forma de exercer o conceito de Sindicato Cidadão, que tem como mote pensar na vida da população para fora dos portões das fábricas. “Ficamos muito contentes em manter essa parceria que tem, como principal objetivo, auxiliar para que as pessoas com deficiência tenham uma vida social ativa e completa”, diz.

“Nós, enquanto sindicato, temos essa proposta de pensar no ponto de vista social e econômico para os trabalhadores, mas, como Sindicato Cidadão, nos preocupamos também com a questão de mobilidade. Aqui a gente encontra parceiros e esperamos angariar novos fornecedores para que, no futuro, mais próteses como essas possam ser entregues”, disse Silvio Ferreira em sua fala durante o evento desta segunda-feira.

Economia circular

Durante a entrega, um dos termos utilizados pelos representantes da Toyota foi “economia circular”. Em linhas gerais, se trata do conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, como explica a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em entrevista, Viviane Mansi comentou que, continuamente, a empresa tem pensado em soluções que possam melhorar a vida das pessoas e diminuir os impactos ambientais. “Isso quer dizer que, na vida prática, a gente busca incluir economia circular em nossos produtos”, comenta. Atualmente, a produção dos carros Etios, Corolla (Sedan e Hatch) e Yaris fazem parte desse ciclo já que, em sua produção, utilizam tapete e forro antirruído dessa cadeia de reaproveitamento.

“Cada vez mais a gente busca entender o que poderia ser um resíduo e a damos um segundo uso. O alumínio que a gente identificou que sobrava da nossa operação, fomos buscar um uso mais nobre para ele e encontramos essa oportunidade por meio de uma parceira com uma health-tec (empresa de tecnologia e saúde) e foi a combinação perfeita”, afirma Mansi.

Tecnologia que beneficia

Promover ações e serviços que sejam benéficas à sociedade é também uma das filosofias da Revo, a startup que foi responsável pelo desenvolvimento das próteses. Lucas Strasburg Ferreira, fundador e desenvolvedor de tecnologia da empresa, conta que a tecnologia atual foi criada para reduzir custos para aqueles que precisam utilizar as próteses ortopédicas, além de proporcionar um material de qualidade e de fácil manutenção.

“Pensamos, primeiramente, no usuário das próteses. Em quanto eles podem economizar durante a vida, porque sabemos que este material não será mesmo para a vida inteira. O material tem que ser trocado periodicamente e tudo isso tem um custo alto pro paciente. Pensamos em desenvolver um conceito de prótese modular, em que o paciente pudesse desmontar a prótese inteira e trocar somente as peças que estiverem desgastadas e precisando de ajustes”, explica.

Investimentos

Para além da questão social, o SMetal também observa como prioritária a discussão sobre o desenvolvimento industrial. Na percepção da entidade, o país sofreu um processo de desindustrialização nos últimos anos com falta de políticas públicas de incentivo às empresas e, consequentemente, impactando na geração de postos de trabalho.

“O SMetal enfatiza que estará na defesa de uma indústria forte para o estado. Para além disso, esperamos avançar no debate de investimentos, geração de emprego e renda. Assim como construímos e intermediamos parcerias no âmbito social”, reforça Leandro Soares.

Confira registros do evento:

Toyota destina próteses para Associação Sorocabana de Futebol de Amputados

aluminio amputados asfa associação sorocabana de futebol de amputados doação proteses techtools toyota