Sorocaba

SMetal, Toyota e Futebol de Amputados debatem inclusão e mobilidade

Encontro aconteceu na segunda, na sede do Sindicato; presidente do SMetal apresentou a parceria da entidade com a Associação Sorocaba Futebol de Amputados e também conheceu o trabalho da Fundação Toyota

Foguinho/Imprensa SMetal
(Da esq.) Silvio Ferreira (SMetal), Paulo Leme (ASFA), Pedro Ignácio (Toyota),  Adilson Nunes (ASFA) e Otacílio do Nascimento (Toyota)

(Da esq.) Silvio Ferreira (SMetal), Paulo Leme (ASFA), Pedro Ignácio (Toyota), Adilson Nunes (ASFA) e Otacílio do Nascimento (Toyota)

O presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, se reuniu com representantes da Fundação Toyota para apresentar a parceria da entidade com a Associação Sorocaba Futebol de Amputados e também para discutir iniciativas em prol da mobilidade, na última segunda-feira, 18.

Pedro Ignácio, gerente de recursos humanos, Otacílio do Nascimento, gerente de comunicação e diretor executivo na Fundação Toyota, Adilson Nunes (Dinho) e Paulo Leme, respectivamente presidente e diretor da Associação Sorocabana de Futebol de Amputados (ASFA), estiveram no encontro.

Na ocasião, eles debateram a importância de buscar caminhos para inclusão e mobilidade de pessoas com deficiência e amputadas. Um dos projetos da Toyota destina rebarba de alumínio de alta qualidade para fabricação de próteses ortopédicas para quem teve os pés amputados. A iniciativa é feita em parceria com a empresa Revo.

Para Silvio, é fundamental ampliar o debate sobre o tema. “Quando falamos de mobilidade, temos que pensar nisso de maneira ampla. Então, essa conversa com a Toyota é importante porque vai além de falar do setor automotivo, mas traz a necessidade de se buscar alternativas para as pessoas amputadas, com deficiência e mesmo para os idosos, que têm a mobilidade reduzida”.

Ele completa que o SMetal tem grande atuação para além dos direitos trabalhistas. “Dentro do conceito Sindicato Cidadão, temos o compromisso de trabalhar questões culturais, sociais e esportivas. Por isso, buscamos debates como esses e também temos grande orgulho para o SMetal ser apoiador do Futebol de Amputados, que tem alçado voos cada vez maiores e conquistando grandes vitória”, explica Silvio.

O Time da ASFA, o São Bento Futebol de Amputados, está classificado para semifinal do Campeonato Paulista de Amputados. Além disso, o jogador do time sorocabano, Rodrigo Wallace Ramos Barbosa, o Digo El Mago, acaba de ser convocado para a Copa do Mundo de Futebol de Amputados, que acontece em outubro na Turquia.

Dinho aponta o papel que o trabalho da ASFA cumpre na vida das pessoas. “Temos trabalhado bastante para dar visibilidade para os amputados em diversas áreas e o esporte tem sido fundamental nesse processo. Com o nosso time, trabalhamos a inclusão, a recuperação e até mesmo a autoestima dessas pessoas. É, sem dúvida, um trabalho muito gratificante e que precisa de apoio para ser ampliado”, destaca Dinho.

“É um tema muito importante esse que está sendo debatido agora. Acho que, enquanto sociedade, passou da hora da gente evoluir nesse ponto”, enfatiza Pedro Ignácio.

direitos Esportes fundação toyota Futebol de Amputados inclusão Metalúrgicos mobilidade Sorocaba toyota