Busca
Ciclo de Lives SMetal

Taxação de livros será discutida em Live no Instagram nesta quinta, 10

Como a alíquota proposta pelo governo pode afetar as editoras e impactar o consumo de livros no Brasil será discutido em live nesta quinta, 10, às 19h, com a diretora da Ubu Editora, Florencia Ferrari

Imprensa SMetal
Divulgação
Florencia Ferrari é mestre e doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e uma das fundadoras da Ubu Editora

Florencia Ferrari é mestre e doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e uma das fundadoras da Ubu Editora

Nesta quinta-feira, 10, a partir das 19h, a diretora geral da Ubu Editora, Florencia Ferrari, participará da Live no Instagram do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) para abordar a taxação de livros, proposta incluída na Reforma Tributária do ministro Paulo Guedes.

Desde 1946 o setor de livros tem isenção de PIS e Cofins. Na proposta de reforma tributária, essa isenção de contribuição deixa de existir. A alíquota para o setor de livros poder ser de 12%.

Se o livro já tem um custo alto no Brasil, com essa alíquota ficaria inacessível para boa parte de estudantes e população em geral.

Pesquisas indicam que materiais didáticos e livros religiosos, como a Bíblia, seriam os mais impactados por serem os mais vendidos no país. Atualmente, o projeto do governo está em análise no Congresso.

Para abordar esse tema, a jornalista Fernanda Ikedo entrevistará a diretora geral da Ubu Editora, lançada em 2016, Florencia Ferrari, que é mestre e doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e uma das fundadoras da editora.

Florencia, que trabalhou durante 13 anos na Cosac Naify, sendo diretora editorial por quatro anos, contará também sobre a trajetória da UBU que contam com publicações nas áreas de antropologia, filosofia, psicanálise, literatura clássica, artes visuais e design.

Agenda do Ciclo de Lives do SMetal:

– No próximo dia 17, às 19h, a conversa será com o guitarrista da Francisco El Hombre, Andrei Martinez Kozyreff, para falar sobre música, projetos e esperança.

– No dia 21, às 17h, a filósofa feminista Marcia Tiburi, será a entrevistada sobre o tema Feminismo e transformação social.

– Já no dia 24, às 19h, será a vez do ator e diretor Paulo Betti para falar sobre a vida de artista no Brasil.

– Na segunda-feira, dia 28, às 19h, o economista Marcio Pochmann abordará na live o mundo do trabalho pós-Covid.

Para acompanhar as lives, basta seguir o perfil @smetalsorocaba no Instagram.

tags
alíquita Brasil Editora governo instagram live livro previdencia reforma sindicato SMETAL Sorocaba taxação
VEJA
TAMBÉM