Dados

Sorocaba é a 9ª cidade do Estado de São Paulo em acidentes de trabalho

Três trabalhadores ficaram feridos em acidentes ocorridos em junho; direção do SMetal atua fortemente na defesa da categoria e reafirma que segurança no local de trabalho é direito dos metalúrgicos

Os recentes casos de acidente no trabalho, que aconteceram no último mês na White Martins e na Metalac, são importantes alertas para a segurança e a saúde do trabalhador.

Os casos fazem parte de uma preocupante estatística que, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, coloca Sorocaba na 9ª posição no estado de São Paulo com mais casos de acidentes de trabalho. Em todo Brasil, o município ocupa a 23ª, posição numa lista com 5.570 cidades.

O presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira, destaca que são vários os motivos que levam a esses números elevados na cidade. “Em muitos casos, temos maquinários obsoletos ou com a falta de manutenção, falta de equipamentos de segurança necessários e até o excesso de horas extras. Tudo isso coloca em risco os metalúrgicos e precisa ser combatido constantemente”.

Ele completa que a direção do Sindicato trabalha diariamente para proteger a categoria. “Dentro do que nos cabe, buscamos a defesa dos trabalhadores, seja cobrando das empresas por melhorias no local de trabalho ou mesmo acionando a justiça e outros órgãos para ampliar a fiscalização nas fábricas”.

Segundo Izídio de Brito, secretário de Organização do SMetal, as Comissões Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) são de extrema importância. “Enquanto Sindicato, temos limites de atuação dentro da empresa e a CIPA tem, por direito, esse papel de atuar diretamente no chão de fábrica, identificando os problemas e buscando minimizar futuros acidentes que podem até mesmo tirar a vida dos trabalhadores”.

Izídio enfatiza que a vida dos trabalhadores é um bem que não pode ser substituído. “Não podemos aceitar que uma pessoa saia para trabalhar e corra o risco de não voltar para casa. Precisamos de ambientes que garantam a segurança e a saúde dos metalúrgicos e seguimos firmes cobrando por condições para isso”, finaliza.

Acidentes em junho

Foguinho/Imprensa SMetal
Metalac teve protesto após acidente que feriu dois trabalhadores

Somente em junho deste ano, dois acidentes feriram gravemente trabalhadores em Sorocaba. O primeiro caso aconteceu no começo do mês passado na White Martins, onde um trabalhador quebrou a perna depois de ser atingido por uma calota de mais de 600 quilos.

Já na Metalac, no último dia 17, dois metalúrgicos ficaram feridos quando realizavam a manutenção de um equipamento. Um dos trabalhadores teve ferimentos leves, enquanto o segundo precisou ser operado devido a gravidade das lesões.

O Sindicato está acompanhando os dois casos e acionou a justiça do trabalho. Além disso, os dirigentes sindicais realizaram protestos nas duas empresas para cobrar mais segurança para a categoria.

Trabalhadores perderam a vida ano passado

Os acidentes aconteceram em outubro de 2021 em Sorocaba. No primeiro caso, um jovem de 26 anos morreu em decorrência da explosão de um tambor em uma fábrica de churrasqueira. O segundo acidente tirou a vida de um trabalhador de 29 anos, na empresa White Martins, após ele ser atingido por um tubo de grande porte.

O SMetal acompanhou as situações e acionou a justiça. No caso da White Martins, a empresa foi autuada por deixar de cumprir a Norma Reguladora (NR) 11 – de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

DENUNCIE

Qualquer situação que coloque a segurança, saúde ou a vida dos trabalhadores em risco deve ser denunciada ao Sindicato. As denúncias podem ser feitas diretamente para os dirigentes do SMetal, na sede da entidade ou no canal online “denuncie”.

acidentes de trabalho direitos metalac Metalúrgicos são paulo Sorocaba white martins