Busca
#LUTO

SMetal lamenta a morte do ex-dirigente Joãozinho, da antiga Saturnia

Conhecido como Joãozinho Mão de Onça, foi dirigente do Sindicato por 4 mandatos e eleito vice-presidente em 1998; diretoria e funcionários do SMetal lamentam profundamente a perda do companheiro de lutas

Imprensa SMetal
Divulgação
Joãozinho foi metalúrgico da antiga Saturnia e dirigente do SMetal por quatro mandatos (1989/1992/1995/1998)

Joãozinho foi metalúrgico da antiga Saturnia e dirigente do SMetal por quatro mandatos (1989/1992/1995/1998)

É com grande pesar que a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) informa o falecimento do ex-dirigente João Antônio Prado, de 61 anos, nesta quinta-feira, 4, em Sorocaba. Ele foi metalúrgico da antiga Saturnia (atualmente Clarios) e dirigente do SMetal por quatro mandatos (1989/1992/1995/1998).

Em 1998, Joãozinho Mão de Onça, como era conhecido, foi vice-presidente da entidade na gestão liderada por Izidio de Brito, que recebeu com grande tristeza a notícia do falecimento do companheiro. “Ele foi militante de Comissão de fábrica desde a década de 80 e tinha uma característica de ser dirigente de base, muito importante na época. Sempre foi um cara alegre, pra cima, mais um dos bons que se vai”, lembra.

Izidio conta que, mesmo após se aposentar e sair da direção do Sindicato, Joãozinho sempre foi fiel aos ideais defendidos pela entidade. “Era um grande companheiro de lutas e continuou participando das atividades sindicais até pouco tempo, antes da pandemia. Sentiremos saudade”.

Antônio Welber Filho (Bizu), diretor executivo do SMetal, lembra dos bons momentos ao lado do companheiro que, inclusive, chegou a dividir o mesmo maquinário na empresa. “Joãozinho era muito empenhado quando o assunto era organização no local de trabalho. A primeira greve que participei enquanto metalúrgico da Jonhson, em meados dos anos 90, ele foi um dos líderes daquela paralisação, que durou cerca de 14 dias”.

E completa: “manter os trabalhadores organizados para enfrentar as lutas no local de trabalho com certeza foi um dos seus legados. Descanse em paz, companheiro”. João faleceu em casa, que fica na Parada do Alto, na zona Leste de Sorocaba.

Em nome de toda a diretoria e funcionários do SMetal, o presidente da entidade, Leandro Soares, se solidariza com amigos e familiares do ex-dirigente. “Juntamente com os companheiros Bolinha 2, Gaspari, Farani, Viviane, Miúdo, Salvador e Nei, que faleceram recentemente, e tantos outros que por aqui passaram, Joãozinho fez parte da história que transformou o SMetal em um dos principais sindicatos deste país. Com certeza, foi uma grande perda para a classe trabalhadora e que deixa um legado de lutas pela democratização do Brasil e na defesa dos direitos”.

O sepultamento de Joãozinho será na manhã desta sexta-feira, dia 5, às 8h, no cemitério Santo Antonio.

tags
diretoria faleceu joãozinho johnson local de trabalho Luto mão de onça morte organizaçao Saturnia sindicato Sorocaba
VEJA
TAMBÉM