Busca
SEGURANÇA

SMetal cobra fiscalização na White Martins após morte de trabalhador

Jovem de 29 anos morreu em acidente de trabalho no dia 20 de outubro, em Sorocaba. Sindicato já acionou a Gerência Regional do Trabalho e cobra medidas da empresa. 

Foguinho/Imprensa SMetal
Trabalhador da White Martins morre em acidente de trabalho em Sorocaba

Trabalhador da White Martins morre em acidente de trabalho em Sorocaba

O Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) acionou a Gerência Regional do Trabalho e solicitou fiscalização na empresa White Martins depois que um trabalhador, de 29 anos, morreu em um acidente. Uma gôndola de tubulação caiu sobre ele no dia 20 de outubro. O jovem foi socorrido, mas não resistiu.

No mesmo dia, dirigentes do SMetal estiveram na empresa para acompanhar a situação. A direção do Sindicato ainda comunicou o acidente para o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Sorocaba (Cerest).

De acordo com Leandro Soares, presidente do SMetal, situações como essa não podem se repetir. “Lamentamos o que aconteceu e prestamos solidariedade à família, estamos à disposição para o que precisarem. Nossa diretoria vai continuar acompanhando o caso e vai cobrar da empresa medidas para evitar que outras tragédias como essa aconteçam. A segurança no local de trabalho é direito do trabalhador”, afirma.

SMetal cobrou enquadramento da empresa

No início do mês, após receber denúncia no Portal SMetal, a diretoria do Sindicato esteve na White Martins para conversar com trabalhadores sobre a situação das negociações com a empresa. A unidade da multinacional foi inaugurada em Sorocaba no ano de 2019 e não registrou vínculo com o Sindicato.

A partir da conversa com os trabalhadores, o SMetal protocolou uma pauta de enquadramento sindical na fábrica. Segundo o dirigente do Sindicato Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a atividade principal da multinacional é a fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central – ou seja, metalúrgica.

“O enquadramento sindical se dá pela atividade preponderante da empresa e o sindicato que representará os trabalhadores é aquele cuja base territorial está instalada. Por isso, as negociações dessa unidade da White Martins devem ocorrer por meio do SMetal Sorocaba”, enfatiza.

A unidade Sorocaba da White Martins fica no bairro Iporanga e, segundo informações dos trabalhadores, possui mais de 120 funcionários.

Denuncie irregularidades

Metalúrgicos e metalúrgicas podem denunciar qualquer tipo de irregularidade na empresa ao sindicato. As denúncias podem ser feitas na sede do SMetal, direto para o dirigente sindical da empresa em qual trabalha (CSE), no campo “Denuncie” no portal do sindicato ou pelos telefones: (15) 3334-5400; WhatsApp (15) 99714-9534.

O SMetal fica na Rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade, em Sorocaba.

tags
Acidente acidentedetrabalho acidentetrabalho denúncia fiscalização morte SMETAL whitemartins
VEJA
TAMBÉM