Busca
Prevenção

Sindicato realiza vistoria técnica na Nova Tamboré

A vistoria é decorrência de um acidente de trabalho que matou o metalúrgico José Carlos da Silva dia 15 de maio

Imprensa Smetal Sorocaba

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou, no dia 17, uma vistoria na empresa Nova Tamboré, em Sorocaba. A vistoria é decorrência de um acidente de trabalho que matou o metalúrgico José Carlos da Silva dia 15 de maio.

Segundo o diretor sindical Marcos Latino, foram constatadas irregularidades e riscos de acidente e doenças. “A empresa assumiu o compromisso de discutir melhorias com o Sindicato e a Cipa”, afirma Latino.

“Onde ocorreu o acidente já foi instalado sistema de proteção. Mas há muito a ser feito, pois constatamos ausência de treinamentos e falhas no painel de controle da extrusora”, afirma Jesael Anhaia, do departamento de Saúde do Sindicato.

Os cipeiros já levantaram vários pontos de problemas e soluções que devem constar em mapa de risco. O Sindicato vai, junto com a CIPA eleita, analisar os laudos da engenharia (PPRA) e planos de prevenção, além das multas e laudos da DRT.

“A CIPA, sindicato e trabalhadores devem ter acesso sempre e irrestrito a tais laudos. Mais do que direito, isso faz parte da própria ação de prevenção da saúde dos trabalhadores”, diz um comunicado elaborado pelo Sindicato após a vistoria.

“Para acelerar e garantir mudanças faremos nova reunião com direção da empresa e cipeiros e acompanhar todo o processo no MPT (Ministério Publico do Trabalho)”, afirma o comunicado.

Além de Latino e Anhaia, também o médico do trabalho Paulo Kaufmann e o técnico de segurança e psicólogo Paulo Júnior acompanharam a vistoria.

tags
Acidente de Trabalho morte no trabalho Nova Tamboré
VEJA
TAMBÉM