Busca
Terceira Idade

Sindicato inclui 180 idosos no mundo virtual

Uns procuram o curso para o lazer, outros para "não parar no tempo" e organizar trabalho voluntário

Imprensa Smetal Sorocaba
Foguinho/SMetal
Dulce, que já se encantou rádio, vitrola e televisão, agora se encanta com o computador

Dulce, que já se encantou rádio, vitrola e televisão, agora se encanta com o computador

Em agosto, quando termina o sexto curso de informática básica para idosos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba estará completando a inclusão de 180 pessoas da Terceira Idade no mundo virtual. Iniciados em 2009, os cursos, gratuitos e com duração de três meses, formam 30 pessoas a cada edição.

Os alunos, na sua grande maioria, são sexagenários aposentados, de ambos os sexos, em busca de inclusão tecnológica, principalmente para o lazer e “para não ficar parado no tempo”, diz o metalúrgico aposentado José Batista de Moura Filho, 64 anos.

“Ainda estou engatinhando; comecei o curso em maio, mas não vejo a hora de conhecer todos os caminhos para eu pesquisar sobre minhas orquídeas”, comenta a auxiliar de enfermagem aposentada e orquidófila Dulce Baptista Almagro, 72 anos.

Para o tabelião aposentado e rotariano Rubens Cardoso da Silva, 76 anos, a informática lhe serve para o lazer e para o trabalho voluntário: “Meu notebook é para guardar minhas fotografias, que gosto muito, e para organizar os protocolos do Rotary”, comenta, manuseando a máquina com habilidade juvenil.

Mesmo com um contato ainda pequeno com a realidade virtual, os idosos não conseguem mais imaginarem um mundo sem tecnologia. “Sou do tempo do rádio e da vitrola, antes da TV, mas como a internet não existe. Só temos que tomar cuidado porque lá tem coisas boas e más”, alerta Dulce.

“Não tem como explicar o avanço da tecnologia”, diz José Batista. “E vai avançar cada dia mais de acordo com o progresso”, completa Rubens Cardoso.

Além dos cursos para Terceira Idade, o Sindicato também oferece informática gratuita para metalúrgicos sócios, dependentes e integrantes da comunidade.

tags
computação informática terceira idade
VEJA
TAMBÉM