Busca
Araçariguama

Reajuste salarial de 6,14% é conquistado por metalúrgicos da Aluzinco

Em assembleia, os trabalhadores aprovaram acordo negociado pelo SMetal e dialogaram sobre a campanha Natal Sem Fome

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Segundo Sorveteiro, além da campanha salarial, os dirigentes do SMetal dialogaram com os trabalhadores sobre a situação da indústria de fundição no estado de São Paulo.

Os trabalhadores da Aluzinco aprovaram, na manhã desta sexta-feira, 1º, um acordo de aumento salarial de 6,14%, retroativo a setembro, mês da data base da categoria. 

Negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o acordo também garante a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT),  que garantem direitos como, por exemplo, estabilidade para quem sofre acidente de trabalho e garantias para quem está em vias de se aposentar.

Outro tópico aprovado nesta assembleia foi quanto à cota de custeio negocial da Campanha Salarial de 2023.

Neste ano, devido a ausência de propostas que contemplassem a categoria nas negociações coletivas, junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), o SMetal tem realizado negociações individuais, por empresa, alcançando até este momento mais de 78% da dos metalúrgicos da região.

“Essa é a primeira vez que negociamos um acordo de campanha salarial com essa empresa, é uma verdadeira conquista para os trabalhadores”, conta Wagner Bueno (Sorveteiro).

A Aluzinco é representada pelo Sifesp, que após três meses da data base da categoria, em 1º de setembro, não propôs acordo que alcançasse os 2% de aumento real acima da inflação, que ficou em 4,06%, totalizando 6,14%.

Segundo Sorveteiro, além da campanha salarial, os dirigentes do SMetal dialogaram com os trabalhadores sobre a situação da indústria de fundição no estado de São Paulo.

Natal Sem Fome 2023

O dirigente do SMetal, Wagner Bueno, também ressaltou junto aos trabalhadores sobre a importância de participar da campanha Natal Sem Fome 2023. Com o tema “Reconstruindo a Esperança”, a campanha deste ano tem a meta de arrecadar acima das 46 toneladas de alimentos coletados em 2022.

A campanha acontece desde 1994 por iniciativa do SMetal. Por 18 anos consecutivos, entre 1994 e 2012, a ação foi realizada em Sorocaba e região e, de 2013 a 2016, foi suspensa por conta do crescimento econômico do país, que tirou milhões de pessoas da miséria.

Em 2017, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar, o Sindicato voltou a realizar o Natal Sem Fome.

A empresa tem ponto de coleta de alimentos não perecíveis e fica na  Estrada Imperial, 1500 – Distrito Industrial, Araçariguama.

tags
acordo coletivo aluzinco aumento real Campanha Salarial
VEJA
TAMBÉM