Assembleia Virtual

Prysmian: trabalhadores aprovam PPR, suspensão e redução de jornada

Assembleias foram realizadas de forma virtual entre os dias 26 e 27 no Portal SMetal; com a proposta aprovada, os metalúrgicos da Prysmian receberão o PPR 2020 com valores atualizados em 3,28%

Divulgação
Assembleias da Prysmian ocorreram de forma virtual para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores

Os trabalhadores da Prysmian aprovaram o acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região para o Programa de Participação nos Resultados (PPR 2020). Na assembleia virtual, também foi aprovada a renovação do acordo de turnos (jornada diferenciada).

De um total de 654 trabalhadores aptos a votar, 498 (76,15%) participaram da votação. Os favoráveis a proposta foram 495 (99,4%). Apenas 1 (0,2%) foi contrário e 2 (0,4%) se abstiveram de votar. A assembleia online foi realizada entre os dias 26 e 27, no Portal SMetal.

Com a proposta aprovada, os metalúrgicos da Prysmian receberão o PPR 2020 com valores atualizados em 3,28%. A primeira parcela, que corresponderá a 60% dos resultados, será paga em julho. Já a segunda parcela tem previsão de pagamento para janeiro de 2021 e corresponderá a apuração total do Programa. Os valores serão atrelados às metas.

O acordo negociado pelo SMetal prevê, ainda, que caso algum indicador do MMS esteja zerado na apuração do primeiro semestre de 2020, será garantido o pagamento dos valores mínimos na primeira parcela.

A negociação do sindicato também garantiu o pagamento integral do PPR 2020 para os trabalhadores afastados por acidente de trabalho, doença profissional e licença maternidade. Já os admitidos, demitidos e afastamentos, receberão valores proporcionais.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, explica que o acordo é resultado de muita negociação. “Não é fácil realizar negociações em momentos de crise como este. Sabemos que a situação que todo o mundo enfrenta atualmente tem grande impacto na economia e isso reflete na nossa base. Mas não medimos esforços para garantir o PPR, que é direito de todos os trabalhadores”.

Acordo de turno

Na mesma assembleia, os trabalhadores aprovaram a renovação do acordo de turnos (jornada diferenciada). Pela proposta aprovada, as unidades do Éden e Boa Vista terão escalas de 6×1 e 6×2 e turno de escala fixo de 2×2 na unidade Boa Vista. Com a renovação do acordo, as cláusulas de compensação financeira estão garantidas.

Redução de jornada e suspensão de contrato

A Prysmian também vai aderir a redução de jornada e suspensão de contrato como forma de enfrentamento a crise da Covid-19. Os trabalhadores votaram, entre os dias 26 e 27, o acordo negociado pelo SMetal.

O acordo abrange 24 trabalhadores e foi aprovada com 22 (95,65%) votos favoráveis. Apenas um (4,35%) preferiu se abster e um não participou da votação. A votação aconteceu de forma online, para evitar aglomerações e, assim, evitar a disseminação do coronavírus.

O SMetal buscou negociar melhores condições do que as previstas na MP 936, do governo federal, garantindo emprego e renda aos metalúrgicos nesse momento de crise.

6x2 assembleia boa vista contrato diferenciada draka jornada participação PPR programa Prysmian redução suspensao virtual