Busca
Cultura

Projeto de teatro sobre Mantovani oferece palestra e workshop

A Cia. Imediata de Teatro está com as inscrições abertas para a palestra "Performance: Mantovani Pulsa"e para o workshop de artes plásticas, nos dias 15 e 23 de março

Imprensa SMetal
Divulgação
Artistas ensaiam espetáculo em homenagem a Manto

Artistas ensaiam espetáculo em homenagem a Manto

A Cia. Imediata de Teatro está com as inscrições abertas para a palestra “Performance: Mantovani Pulsa”, com a professora e artista Cleide Campelo, no dia 15 de março, às 19h30, e para o workshop de artes plásticas “Tecer um manto para a arte de Manto”, com a artista visual e atriz Silvana Sarti, nos dias 16 e 23 de março, das 18h30 às 21h30. O manto produzido fará parte do cenário do espetáculo e de uma exposição. “A obra de Mantovani é tão rica, que transita pelo erudito e pelo popular com uma facilidade que só uma pessoa além do seu tempo poderia ter criado. Artista transdisciplinar em um tempo que o termo nem se cogitava, reflete em sua arte todas as possibilidades de linguagem. Assim, pretende-se estudar a sua poética visual para refletir seu universo e recriar seu pensamento, desejos, anseios, questionamentos”, explica a artista visual Silvana Sarti.

As duas atividades fazem parte do projeto “Uma Intervenção Poética para Carlos Roberto Mantovani”, aprovado pelo edital 2016 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba, que prevê a realização de um espetáculo teatral a partir dos seus livros Escritos ordinários e Redundâncias, com direção da atriz e diretora Angela Barros. A proponente do projeto é a atriz Merlin Kern.

A palestra e o workshop serão realizados no Ateliê Previsto (Edifício Venturelli), que fica na av. Comendador Pereira Inácio, 157, próximo à rodoviária. Os interessados em participar podem se inscrever enviando e-mail de interesse para o endereço merlinkern @gmail.com.

“Alguns artistas criam suas obras com intenção de participar ativamente dos rumos da vida em sua comunidade e por isso a relevância de tratarmos a obra de Carlos Roberto Mantovani, um artista comprometido com o seu tempo, que via na arte uma atividade sem fronteira, transgressora de códigos, conceitos e preconceitos, vinculada sempre nas experiências do cotidiano e da vida”, ressalta Cleide.

Carlos Roberto Mantovani foi dramaturgo, ator, diretor de teatro, artista plástico, dançarino, animador cultural e poeta. Nascido em Laranjal Paulista, em 1950, em Sorocaba, além de escrever, atuou como diretor artístico do Espaço Cultural dos Metalúrgicos, missão que começou em 1992 e seguiu até o ano 2000. Nesse mesmo período, Mantonvani mostrou seus talentos como programador cultural da Oficina Cultural Grande Otelo, que sediou muitas de suas peças teatrais e oficinas de artes e foi um dos promotores de eventos como o Curta Teatro e o Curta Dança. Faleceu — devido a um câncer — em 2003.

tags
artes plasticas espaço inscrições mantovani Teatro workshop
VEJA
TAMBÉM