Oportunidade

Programa de Inovação do Sebrae/CNPq recruta agentes em Sorocaba

Inscrições vão até 24 março. Há 20 vagas na cidade

Jornal Cruzeiro do Sul

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa ALI (Agente Local de Inovação) realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo principal objetivo é promover a prática continuada de ações de inovação nas Empresas de Pequeno Porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. Há 20 vagas para Sorocaba.

As oportunidades são para bolsistas com atuação como Orientadores e Agentes. Os candidatos selecionados e aprovados receberão uma bolsa no valor de até R$ 4 mil/mês, por até 18 meses de duração. Já os aprovados como Candidato a Agente participarão de uma Capacitação remunerada no valor de R$ 2 mil, durante um mês. Após esse período, os 440 primeiros profissionais classificados na etapa de capacitação receberão uma bolsa, no valor de R$ 4 mil/mês, por um período de até 30 meses. Os demais poderão compor o cadastro de reserva.

Para Orientador é necessária formação universitária, em qualquer área de conhecimento, concluída há, no mínimo, seis anos e título de mestre ou doutor, além de experiência comprovada. Já os Agentes devem ter formação universitária, em qualquer área de conhecimento, com colação de grau efetuada entre abril de 2012 e março de 2015.

Entre as atividades dos bolsistas estão elencadas: realizar visitas às pequenas empresas, diagnósticos, apresentações, elaborar relatórios, buscar informações que subsidiem o acompanhamento à empresa, prospectar fontes de recursos e de apoio, contribuir para a elaboração e acompanhar o plano de trabalho da empresa assistida, acompanhar e facilitar o processo de inovação (do surgimento da ideia até a sua implementação), entre outras.

Importante realizar a leitura prévia e detalhada do comunicado do processo seletivo, onde constam todas as informações sobre as vagas, requisitos exigidos, procedimentos para inscrição, cronograma e fases da seleção. Para o primeiro edital, que oferecia vagas para a Capital, ABC, Araraquara, Barretos, Franca, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José dos Campos e São José do Rio Preto, as inscrições estão encerradas

O segundo edital estará disponível para inscrições até 24 de março, com vagas para as regiões de Bauru, Campinas, Guarulhos, Capital, Osasco, Ribeirão Preto, Baixada Santista, São Carlos e Sorocaba. Para realizar a inscrição, os candidatos devem acessar o site da EGaion Consultoria (www. egaion.com.br), na página Seleções – Sebrae-Programa ALI/SP 01/15. A taxa é de R$ 30,00 para Agente e R$ 50,00 para Orientador.

Programa ALI

O Programa Agentes Locais de Inovação, criado pelo Sebrae em parceria com o CNPq, tem por objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de acompanhamento proativo, gratuito e personalizado, realizado por bolsistas do CNPq aprovados em processo seletivo específico. Os primeiros ciclos do Programa no estado de São Paulo envolveram mais de 300 bolsistas e 12 mil empresas dos setores de indústria e serviços. Muitos empresários envolvidos no programa foram reconhecidos através de premiações, como Prêmio Nacional da Inovação e Prêmio MPE Brasil, entre outros. (Agência Sebrae)

ABC araraquara Barretos Bolsa de estudo CNPQ frança jornal cruzeiro do sul jundiaí Marília Mogi das Cruzes Oportuniudade Ourinhos Piracicaba São João da Boa Vista sebrae Sorocaba