Vitória dos trabalhadores!

PPR é aprovado com aumento de 12,35% nas plantas da ZF do Brasil

Metalúrgicos receberão o benefício em duas parcelas sendo a primeira com antecipação para maio; se comparado ao que foi pago em 2021, PPR da ZF do Brasil em Sorocaba aumentou 12,35%

Foguinho/Imprensa SMetal
Votação foi realizada nos três turnos da fábrica na terça-feira, 03, e aprovou a proposta negociada pelo Sindicato

Os trabalhadores e trabalhadoras da ZF do Brasil (Planta 1 e 2) aprovaram a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, em assembleia realizada em todos os turnos da empresa. Neste ano, a proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) representa crescimento de 12,35% se comparado ao valor pago em 2021.

Além do aumento no PPR, os dirigentes também negociaram a antecipação na primeira parcela. De acordo com o Comitê Sindical de Empresa (CSE) é padrão que o benefício seja pago em duas parcelas, como acontecerá em 2022. No entanto, a primeira fatia deste dinheiro era acertada no mês de junho na ZF.

Após articulação sindical, agora os trabalhadores recebem a primeira parcela ainda no mês de maio. A segunda parcela, atrelada a metas e três indicadores estipulados pela fábrica, será paga em janeiro de 2022.

“Com a antecipação desse valor é possível que o trabalhador invista, viaje ou, até mesmo, desafogue o orçamento familiar já que, em abril, veremos uma inflação recorde. O PPR é fruto do esforço e trabalho de cada um. Um benefício mais do que merecido”, comenta Cleriston Pereira, coordenador do CSE na Planta 1.

Ainda segundo o CSE, as negociações foram tranquilas e respeitadas por parte da empresa. “Construímos uma boa relação com a direção e o RH da ZF do Brasil. Quem sai ganhando com a construção do diálogo são os trabalhadores e trabalhadoras e a atuação sindical é feita, justamente, para garantir isso”, comenta Fábio Rossy, coordenador do CSE Planta 2.

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Presidente do Sindicato falou sobre os desafios da Campanha Salarial de 2022

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Soares, também esteve presente na assembleia. A liderança sindical ponderou, entre outros assuntos, sobre a Campanha Salarial de 2022. Dados mostram que o percentual da inflação – medida pelo INPC – já está em 7,54%. “Isso significa que, em linhas gerais, o salário o metalúrgico e da metalúrgica já desvalorizou mais de 7% desde a última data-base da categoria, em setembro de 2021”, explicou.

Soares fez uma analogia entre o salário e uma partida de futebol. “É como se o jogo só tivesse começado, mas os trabalhadores já estão perdendo de 7×0. Será preciso muita mobilização e união dos trabalhadores para que possamos conquistar um reajuste digno e, mais uma vez, o SMetal se empenhará nesta luta”.

Votação

Os metalúrgicos e metalúrgicas de Sorocaba e região votam as propostas da Campanha Salarial 2022 em assembleia híbrida nesta semana. A votação acontece online, no Portal SMetal das 8h da quarta-feira, 4, até às 17h de sexta-feira, 6. A votação presencial está marcada para a sexta-feira, 6, às 18h, na sede do Sindicato.

2022 fábio rossy leandro pereira PPR Programa de Participação nos Resultados ZF do Brasil