Pressão

PPR 2021: metalúrgicos aprovam comunicado de greve na Metalac

Protocolo do aviso de greve foi aprovado em assembleias nesta segunda, 26, na porta da fábrica; proposta do PPR 2021 não representa a realidade da empresa, que adquiriu novos clientes e está produzindo em ritmo acelerado

Foguinho/Imprensa SMetal
As assembleias com os trabalhadores da Metalac foram realizadas presencialmente, em espaço aberto, com distanciamento e uso obrigatório de máscara

Os trabalhadores da Metalac aprovaram nesta segunda-feira, 26, o protocolo de comunicado de greve para pressionar a fábrica a melhorar a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021. As assembleias foram lideradas pelo secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izídio de Brito, que é membro do Comitê Sindical da Metalac (CSE).

Segundo ele, para preservar os empregos, no ano passado, os trabalhadores abriram mão do benefício devido à baixa produção da fábrica. “Foi um voto de confiança que demos à empresa. Porém, neste ano, a situação mudou. A Metalac conseguiu novos clientes e os trabalhadores estão em um ritmo de produção acelerado, fazendo horas extras constantemente”, explica Izidio.

Foi essa situação que levou os trabalhadores a decidirem pelo envio de comunicado de greve caso as negociações com a empresa não avancem. “O documento será protocolado ainda hoje e a empresa tem 48 horas para apresentar melhorias no valor e nas metas do Programa, que estamos negociando há meses”, assegura.

Durante as assembleias, Izidio falou ainda sobre o andamento das negociações sobre convênio médico, melhorias no plano de cargos e salários da empresa e também no vale compras dos metalúrgicos.

As assembleias foram realizadas presencialmente, em espaço aberto, com distanciamento e uso obrigatório de máscara, procurando evitar ao máximo a aglomeração dos trabalhadores. A Metalac fabrica parafusos e fica na avenida Itavuvu, em Sorocaba.

assembleia aviso comunicado greve metalac Parafuso plr PPR produção programa Protocolo resultado sindicato SMETAL Sorocaba